5 maneiras de gerar vacas inférteis

5 maneiras de gerar vacas inférteis

11 de outubro, 2021

Como indústria, falamos muito sobre certas vacas ou grupos de vacas serem “difíceis de emprenhar”. No entanto, raramente falamos sobre o fato de que as decisões humanas podem ser a razão pela qual as vacas não conseguem emprenhar com eficiência. Ou seja, é possível que seus protocolos de gerenciamento de rebanho estejam criando vacas inférteis.

1. Genética

Identifique as características genéticas que se alinham com lucratividade. Para operar uma fazenda de leite, você precisa de gestações acontecendo, de maneira rápida e consistente. Portanto, as características de fertilidade são essenciais para o seu negócio. Seria um erro ignorá-las em seu plano genético para as gerações futuras.

Características diretas para aumento da fertilidade incluem: Taxa de Prenhez das Filhas (DPR), Taxa de Concepção das Vacas (CCR) e Taxa de Concepção das Novilhas (HCR). Outras características genéticas correlacionadas incluem marcadores como Contagem de Células Somáticas (SCS) e a saúde das vacas no período de transição.

Outra abordagem genética para aumentar a fertilidade é o cruzamento. Os produtores de leite precisam se perguntar se o motivo de não fazerem cruzamentos é uma decisão comercial ou emocional. Para muitos rebanhos, o cruzamento injetará uma dose alta, e muito necessária, de genética fértil. 

2. Saúde na maternidade e do aparelho reprodutivo

A baia (ou piquete) de maternidade representa o início do ciclo produtivo e é um local onde o erro humano é imperdoável. As complicações aqui podem estabelecer problemas de reprodução que podem permanecer com as vacas durante as lactações atuais e futuras. Para manter um rebanho fértil, proteja a saúde do trato reprodutivo dos animais com bons protocolos de parto.

Treine seus funcionários para ajudar nos partos. O objetivo deve ser partos sem assistência, para evitar traumas desnecessários. No entanto, a equipe da maternidade deve conhecer os sinais de parto anormal e saber como ajudar corretamente, se necessário. Entenda como o perigo de puxar bezerros muito cedo ou incorretamente pode afetar a capacidade de uma vaca de emprenhar novamente com facilidade.

Baias e equipamentos da maternidade não higienizados podem causar retenção de placenta, metrite e endometrite. Isso faz com que as vacas demorem mais para iniciar o ciclo pós-parto e reduz as taxas de concepção. Tome todas as precauções para evitar contaminação e infecção no parto. A higiene excelente dos equipamentos, a sanitização regular nesta área e a reposição das camas na maternidade são essenciais, uma vez que vacas recém-paridas têm um sistema imune deprimido.

3. Corte-no-leite (Beef-on-dairy)

As vendas de bezerros mestiços (corte e leite) estão criando outro fluxo de receita para os produtores de leite. No entanto, uma estratégia incorreta de corte-no-leite pode causar um declínio na fertilidade do rebanho. Não deixe que os custos ocultos de acasalamentos errados consumam os prêmios na venda de bezerros mestiços.

Assim como os touros de leite, alguns touros de corte geram bezerros grandes e uma maior probabilidade de problemas de parto. No entanto, os dados de parto para o gado de corte, ou diferença esperada de progênie (EPD), não são uma previsão precisa para partos com o uso de corte-no-leite. Os touros de corte identificados como touros com facilidade de parto por EPDs de corte ainda podem resultar em partos difíceis, quando usados ​​em vacas leiteiras. Use touros de corte que têm dados de facilidade de parto para programas de corte-no-leite.

Além disso, o sêmen de corte é frequentemente usado em vacas mais maduras. Não exacerbe a infertilidade em vacas mais velhas por causa de grandes bezerros mestiços e distocia. A facilidade de parto do touro para corte-no-leite deve ser compatível com a idade e raça do animal leiteiro.

4. Condição corporal e dieta

Não torne as vacas anovulatórias por meio da dieta. Otimize a nutrição para a reprodução, além da produção. As vacas com balanço energético negativo (BEN), quando atingirem o período de espera voluntária, terão mais dificuldade para conceber.

Além dos altos níveis de produção que causam o BEN, vacas de pré-parto supercondicionadas também são altamente suscetíveis ao BEN pós-parto. Quando uma vaca com excesso de peso cria, ela perde peso mais rapidamente no início de sua lactação do que uma vaca com condicionamento ideal, porque ela tem mais peso a perder. Ter mais peso para perder pode colocar a vaca com excesso de peso em um BEN extremo.

Por outro lado, evitar baixos escores de condição corporal (ECC) é igualmente importante. É improvável que uma vaca sub-condicionada mostre cio.

Considere fazer com que terceiros realizem auditorias regulares do ECC em seu rebanho. Inclua a análise de novilhas em idade de reprodução, novilhas próximas a parir, vacas secas, vacas no peri-parto e o rebanho em lactação. A condição corporal durante cada fase do ciclo de vida de um animal afetará sua capacidade reprodutiva futura.

O manejo adequado da dieta pré-parto facilitará partos bem-sucedidos, reduzindo, portanto, a taxa de infecção uterina e permitindo um retorno mais rápido à ovulação.

5. Saúde e conforto

Qualquer coisa que você puder fazer para reduzir o estresse, aumentar o conforto e favorecer a saúde geral do rebanho beneficiará os resultados reprodutivos.

  • Superlotação e manejo bruto/barulhento: Ambos desencadearão estresse e diminuirão a probabilidade de as vacas apresentarem cio.
  • Manejo no peri-parto das vacas: Reveja os protocolos e monitore proativamente esses grupos para evitar doenças metabólicas, que afetarão a velocidade em que as vacas estarão prontas para emprenhar novamente.
  • Protocolos de ordenha: A saúde do úbere foi correlacionada com as taxas de concepção. Os ordenhadores devem ser continuamente atualizados de acordo com os protocolos da sala de ordenha, para reduzir o risco de infecção e transmissão de doenças.
  • Estresse por calor: As vacas são altamente sensíveis ao estresse térmico. O aumento da temperatura corporal interna interrompe vários processos reprodutivos, incluindo o desenvolvimento do oócito.
  • Controle de doenças: As infecções podem causar infertilidade, taxas reduzidas de concepção e perda precoce de gestação. Revise os protocolos de vacinação e as regras de biossegurança para limitar o potencial de exposição do rebanho.

Resumo

Quase todas as decisões de manejo das vacas e as intereções com humanos podem influenciar o desempenho reprodutivo de seu rebanho.

Proporcione aos funcionários os recursos essenciais para a realização de seu trabalho, tanto ferramentas físicas quanto conhecimentos de capacitação profissional. Ajude-os a entender por que seu trabalho tem um tremendo impacto no ciclo de vida de uma vaca. 

Um único incidente que resulte em problema de fertilidade tem, geralmente, uma influência negativa além da lactação atual. Uma vaca vazia por muito tempo tem maior probabilidade de ficar supercondicionada no final da lactação. Por sua vez, isso pode criar um ciclo vicioso para o resto da vida produtiva da vaca com problemas de parto, transições estressadas e incidentes metabólicos.

 

Fonte: Adaptado do texto escrito por Mandy Schmidt que foi publicado no portal Progressive Herd, em 06 de novembro de 2020.

Texto original dísponível em: https://www.progressivedairy.com/topics/a-i-breeding/5-ways-you-are-creating-infertile-cows

 

 

  • Veronica continua mostrando porque é uma das maiores vacas Jersey de todos os tempos

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Veronica continua mostrando porque é uma das maiores vacas Jersey de todos os tempos

  • Importância da manutenção preventiva em sistemas de ordenha

    Jeferson Luiz Piccoli

    Especialista em Sistemas de Ordenha

    Importância da manutenção preventiva em sistemas de ordenha

  • La Vaque dé Jèrri traduz o amor e o orgulho da Ilha pela raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    La Vaque dé Jèrri traduz o amor e o orgulho da Ilha pela raça Jersey

Proluv
Top