Corte ou queime os pelos do úbere para ter leite de melhor qualidade

Corte ou queime os pelos do úbere para ter leite de melhor qualidade

03 de abril, 2019

Corte ou queime os pelos do úbere para ter leite de melhor qualidade

Nós que ordenhamos as vacas sabemos que a ordenha é mais limpa e fácil com aquelas vacas que têm, de maneira natural, os pelos mais curtos ao redor dos tetos. O pelo grande no úbere das vacas interfere com a limpeza adequada, desinfecção e secagem dos tetos antes da ordenha. O pelo grande retém partículas de material da cama, caspas, muco e bactérias. Parte destes pelos grandes em contato com o insuflador quando se coloca a unidade da ordenhadeira, se banha em leite que faz com que se desprenda toda classe de substâncias indesejáveis e sujas que se incorporam ao leite coletado. Este processo também expõe os tetos das vacas, em especial os esfíncteres, a grande quantidade de bactérias que pode provocar mastite e perda de produção. As bactérias que se incorporam no leite desta forma também podem multiplicar-se e causar alguns problemas no tanque de leite. Há dois métodos de cortar o pelo do úbere. Cortar é um deles. Como o desenho das baias nas granjas modernas permite que as vacas estejam limpas e confortáveis, poucos produtores fazem a tosquia do flanco de suas vacas, úbere e cauda a menos que elas estejam sendo preparadas para exposição ou para venda. Sempre que as vacas se mantenham secas e limpas em suas baias há pouco benefício adicional em cortar a cauda e os flancos. Já o pelo do úbere é outra coisa. Um método alternativo usado atualmente por muitos produtores de leite, para eliminar o pelo grande de úbere é queimá-lo.

Queimar o pelo é um processo rápido...

Além de ser rápido, em torno de um minuto por vaca, há outras vantagens. Usa-se o procedimento correto que incomoda muito pouco a vaca. Não podemos dizer o mesmo com o corte. As vantagens de manter curto o pelo do úbere por qualquer meio são as seguintes: melhora a limpeza, reduz a exposição a microrganismos causadores de mastites, pode melhorar a quantidade de células somáticas, diminui o número de coliformes, acelera a velocidade da ordenha, a preparação do úbere é mais eficiente, o pré-selador e o pós-selador são mais efetivos, as unidades de ordenha e os demais equipamentos da sala ou estábulo se mantêm mais limpos durante a ordenha, as mãos dos ordenhadores mais limpas, diminuem a necessidade de toalhas para secar bem os tetos e o leite se mantém mais limpo reduzindo as quantidades nos sedimentos.

O que você necessita...

O equipamento pode constar desde uma tocha manual a gás propano até uma tocha de gás propano feita especialmente para este propósito, de queimar o pelo do úbere das vacas. O custo de uma tocha manual é de aproximadamente 20 dólares nos Estados Unidos. O aparato fabricado especialmente para esta finalidade, conta com um queimador ao final de uma mangueira de 7,5 metros e uma manivela com extensão e custa em torno de 160 dólares. Pode-se adaptar a tocha manual para queimar o pelo do úbere seguindo esses passos:

-Devem cobrir os orifícios para o ar da tocha usando uma fita adesiva e assim impedir que o ar se misture com o gás propano. Se evita a entrada de ar se tem uma chama de cor amarela, menos quente.

-Coloque um bocal de cobre com ângulo de 45 graus ao final da ponta da tocha para ajudar a dirigir a chama até o úbere da vaca (Veja o diagrama)

A unidade comercial tem a mangueira larga, como já se mencionou, e um queimador o suficiente largo para cobrir toda a superfície do úbere com uma só passada. A manivela extra larga do queimador permite manter os braços longes das patas das vacas.

Os três passos para queimar o pelo do úbere são:

1. Elimine a palha solta, terra e esterco do úbere da vaca;

2. Sustentar a tocha na mão esquerda, passe a chama lentamente a 15 a 20 centímetros abaixo do úbere. Segure uma toalha de algodão ou pedaço de couro molhado com a mão direita para apagar qualquer parte do pelo que se incendeie;

3. Passe a chama por toda a superfície do úbere, pelos lados do úbere e a parte posterior, entre as patas traseiras.

Muitos queimam o pelo do úbere ao parto...

Muitos produtores de leite queimam os pelos do úbere ao parto e sempre que seja necessário durante a lactação. Nos climas frios do hemisfério norte, os momentos apropriados parecem ser em outubro e novembro a janeiro. No hemisfério sul isso seria maio, junho e julho. Naturalmente, advertimos a todos os que trabalhem com uma tocha queimando o pelo do úbere, que realizem a operação em um espaço aberto onde não haja materiais inflamáveis, como o material de cama. As baias fixas devem ser limpas primeiro como precaução. Quando se queima o pelo em uma sala de ordenha, a ventilação pode ser um fator importante já que o odor do pelo queimado faz com que as vacas se tornem receiosas a entrar.

Texto por Paul Dersam Tradução – Bolsista de Iniciação Científica CNPq - Rodrigo Gregory Villalba – Zootecnia

Fonte: Revista Hoard’s Dairyman 

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top