Queijos do mundo: Conheça alguns tipos de queijos apreciados mundialmente

Queijos do mundo: Conheça alguns tipos de queijos apreciados mundialmente

22 de setembro, 2019

Artigo publicado no site www.emporioriccopane.com.br.

 

Uma das escolhas preferidas para acompanhar encontros com familiares e amigos é a degustação de queijos. E não faltam opções para esses momentos. Cada país tem a sua tradição na fabricação de queijos, o que torna seus sabores únicos e marcam nossa memória para sempre. Conheça agora alguns dos tipos mais famosos de queijos do mundo e escolha seu preferido.

Queijos Franceses

Queijo Camembert

O Camembert é um queijo de origem francesa pertencente ao grupo dos queijos brancos, de consistência macia e cremosa. Quando fresco, tende a ser farelento e relativamente mais duro, porém, após o período de maturação fica mais macio e com sabor mais forte, mas ainda assim suave, próximo ao de cogumelos, um dos mais deliciosos queijos do mundo. O Camembert harmoniza com vinhos tintos leves, como Pinot noir, e também pode ser combinado com espumantes, por sua leveza.

Queijo Brie

O Brie é um queijo macio feito a partir do leite de vaca e é originário da província de Brie, na França. Suas principais características são a cor pálida, com crosta branca aveludada e o sabor suave e marcante. Conforme a maturação, seu sabor fica mais forte e sua textura cada vez mais cremosa. O queijo Brie harmoniza com vinhos brancos, suaves e levemente aromáticos, como o Chardonnay.

Queijo Roquefort

Originário do sul da França, o Roquefort é um queijo cremoso, picante e salgado, com sabor forte e feito a partir do leite de ovelha. Não possui casca e sua cor é branca quando recém produzido, vindo a ter manchas azuladas durante a maturação. Esse queijo tem odor forte e sabor característico notável do ácido butírico. O Roquefort harmoniza com vinhos brancos aromáticos, como o Sauvignon.

Queijos Ingleses

Queijo Cheddar

Diferente do popular queijo amarelo consumido no Brasil, o Cheddar é um queijo amarelo e duro, feito na aldeia de Cheddar, no condado britânico de Somerset. Feito a partir do leite de vaca cru, a maturação dura de 3 meses a 2 anos, onde os queijos ficam envolvidos por um pano e guardados. Após esse período, ele adquire um sabor ácido e picante. O Cheddar harmoniza com vinhos tintos leves e frutados, como o Marzemino.

Queijo Cottage

O Cottage é um queijo fresco, com sabor suave, elaborado a partir do leite de vaca pasteurizado e normalmente encontrado em forma de pasta. Tem sabor ácido e não é prensado, então possui um residual de soro de leite. O queijo Cottage harmoniza com vinhos brancos de corpo médio e aromáticos, como o Chenin Blanc.

Queijos Holandeses

Queijo Edam

O Edam é um queijo de origem holandesa amarelo claro com capa vermelha e textura macia e elástica. Sua produção é feita com leite de vaca ou de cabra pasteurizado e sua maturação dura de 4 semanas a 4 meses, o que resulta em um queijo de sabor doce e amanteigado, que derrete facilmente. Harmoniza com vinhos brancos como Pinot Gris.

Queijo Gouda

O Gouda é um dos mais tradicionais queijos do mundo, de origem holandesa, feito no sul do país. Sua produção é a partir do leite de vaca, que é cultivado e esquentado até que a coalhada separe-se do soro. Seu sabor é suave e levemente adocicado, sua textura é firme e com alguns olhos (buracos) e sua aparência amarelada por dentro, com casca vermelha. O queijo Gouda harmoniza com vinhos tintos, como Malbec.

Queijos Suíços

Queijo Emmental

O Emmental é um queijo de origem suíça, amarelo, duro e com grandes buracos característicos. É um dos queijos do mundo que vem conquistam muitos amantes. Seu sabor é suave e ligeiramente adocicado quando jovem, e mais picante e marcante quando maturado. Feito com leite de vaca cru ou pasteurizado, necessita 10 semanas de maturação, que resulta em um queijo mais macio e que derrete com facilidade. O queijo Emmental harmoniza com vinhos tintos suaves, como o Cabernet.

Queijo Gruyère

O Gruyère é um queijo de origem suíça, produzido na cidade de Gruyères. Ele é duro, salgado e levemente picante. Sua maturação leva de 3 a 12 meses, resultando em um produto amarelo, de textura mais macia e com pequenos buracos. O Gruyère harmoniza com vinhos tintos suaves, como o Salton.

Queijos Italianos

Queijo Gorgonzola

O Gorgonzola é um queijo italiano com riscos azuis, feito com leite de vaca pasteurizado. Ele é considerado o primeiro queijo azul da história, e existe há mais de mil anos. Sua maturação é de dois meses – quando tem sabor mais suave e textura macia – até três meses – quando se torna picante, com sabor e aroma intensos. O queijo Gorgonzola harmoniza com vinhos brancos aromáticos, como o Gewürztraminer.

Queijo Mussarela

A Mussarela é um queijo fresco italiano feito de leite de búfala ou de vaca, e é um dos mais famosos no Brasil. Possui aspecto amarelo claro e consistente, e seu sabor é suave e levemente salgado. O queijo Mussarela harmoniza com vinhos brancos, suaves e levemente aromáticos, como o Chardonnay.

Queijo Provolone

Original das regiões de Lombardia e Veneto, na Itália, o Provolone é um dos mais famosos queijos do mundo, conhecido por seu aroma agradável, salgado e forte. Sua consistência é semidura e sua coloração é amarela, com casca dura. Harmoniza com vinhos, como o Barolo, e também com espumantes secos.

Queijo Ricota

O Ricota é um queijo italiano feito do soro resultante da fabricação de outros queijos. Ele tem a textura similar à do queijo cottage, porém é mais leve e tem sabor suave e ácido. Harmoniza com vinhos brancos, suaves e levemente aromáticos como o Grego di Tufo.

Queijos Brasileiros

Queijo Meia-cura

Típico de Minas Gerais, o queijo meia-cura, também conhecido como curado, é um queijo de consistência seca. Sua maturação dura cerca de 30 dias, para adquirir a consistência mais firme. O meia-cura harmoniza com vinhos tintos leves e frutados, como o Merlot.

Queijo Minas Frescal

O Minas Frescal também é um dos queijos mais famosos do mundo de origem mineira, de sabor suave e adocicado, branco e muito macio. É um dos queijos com menor quantidade de calorias do mercado, sendo muitas vezes considerado light. Esse queijo não passa pelo processo de maturação, por isso é chamado de queijo fresco. Harmoniza com vinhos brancos, suaves e levemente aromáticos como o Verdicchio.

Queijo Prato

O queijo Prato nasceu devido à influência de imigrantes dinamarqueses em cidades de Minas Gerais, que ao tentarem produzir queijos típicos da Dinamarca, o Danbo e o Tybo, inventaram um novo tipo de queijo. Ele é firme, amarelo e de sabor suave e salgado. Harmoniza com vinhos tintos leves e frutados, como o Grignolino.

Queijo Coalho

Típico do Nordeste brasileiro, o queijo coalho é feito a partir da adição de coalho e outras enzimas coagulantes no leite, produzindo um queijo branco, mole e rígido, de sabor salgado. Harmoniza com vinhos brancos, suaves e levemente aromáticos, como o Soave.

 

Disponível em: https://emporioriccopane.com.br/conheca-os-queijos-do-mundo/

  • Perfil de uma vaca Jersey com baixo risco de descarte

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Perfil de uma vaca Jersey com baixo risco de descarte

  • A batalha comercial entre China e Estados Unidos afetará o Brasil?

    Maria Flavia Tavares

    Economista, Doutora em Agronegócios, Proprietária da MFT Consultoria

    A batalha comercial entre China e Estados Unidos afetará o Brasil?

  • O Herd Book e os primórdios do Melhoramento Genético

    Victor Breno Pedrosa

    Zootecnista, Prof. Dr. de Melhoramento Animal e Estatística

    O Herd Book e os primórdios do Melhoramento Genético

Proluv
Top