Coronavírus: ABRALEITE manifesta preocupação com risco eminente de paralisação da cadeia do leite

Coronavírus: ABRALEITE manifesta preocupação com risco eminente de paralisação da cadeia do leite

Segundo Geraldo Borges – presidente da Associação Brasileira de Produtores de Leite (ABRALEITE) – algumas decisões de gestores públicos podem interferir no abastecimento do leite e impedir que este chegue até a indústria.

Pudemos presenciar nos últimos dois dias, prefeitos de diversas cidades do país publicando decretos que obrigam o fechamento de fábricas, comércio e restringem o transporte, o que nos preocupou muito, pois inviabilizam o funcionamento de nossa cadeia produtiva do leite”, esclarece Geraldo.

Na coletiva de imprensa que aconteceu na tarde de sexta (20/03), o próprio presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, chegaram a criticar ações individuais adotadas pelos estados, como fechamento de estradas e aeroportos.

Geraldo Borges alerta que esta eminente paralisação não compromete apenas os produtores de leite, mas toda a cadeia do setor lácteo e consequentemente o abastecimento nacional.

Para o leite e seus derivados chegarem até a mesa, existe uma logística mais exigente do que em outros setores. Nós temos um processo de transporte para a coleta e outro depois de passar pela indústria. Se a livre circulação for afetada nos municípios, o leite não chegará a indústria para beneficiamento e isso pode ocorrer também depois de industrializado, explica Borges.

Neste período de quarentena, pode-se observar um aumento significativo de pedidos de entregas em domicílio. Mas, é importante salientar que para se fabricar uma simples pizza, um produto fundamentel é o queijo. Além disso, iogurtes, manteigas, entre outros lácteos da nossa cesta básica, podem não chegar a nossa mesa.

Segundo avaliação da ABRALEITE, com a evolução do Coronavírus, as lideranças do setor tem se dedicado a garantir a viabilidade da atividade leiteira, conversando e solicitando ao Governo ações que mantenham a continuidade:

  • Da produção de leite em todas as propriedades rurais do Brasil;
  • Da logística de captação nas propriedades e entregas das indústrias ao comércio;
  • Da atividade das indústrias de laticínios em todo o país.

A ABRALEITE e outras instituições demonstram preocupação com o grande risco de uma paralisação da cadeia produtiva do leite no Brasil, bem como com o próprio abastecimento de alimentos à população. Em nota, a entidade informa que algumas solicitações já foram atendidas pelo Governo Federal, com o Decreto 10.282 publicado na sexta-feira (20/03).

Nele, destacam-se as seguintes atividades descritas como essenciais:

  • Produção, distribuição, comercialização e entrega de produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas;
  • Transporte e entrega de cargas em geral;
  • Atividades acessórios de suporte e disponibilização dos insumos necessários às cadeias produtivas relativas ao ecercício e ao funcionamento dos serviços públicos e das atividades essenciais.

Além dos serviço essenciais atendidos no referido decreto, a ABRALEITE solicita ao Governo Federal uma trégua em impostos e suspensão temporária de encargos como FGTS e INSS (Funrural).

Seguiremos atentos a essa crise provocada pela pandemia do Covid-19, trabalhando em prol da nossa classe produtora de leite e de toda cadeia produtiva do leite no Brasil, garantindo leite e derivados nas mesas de todos os brasileiros", finaliza Geraldo Borges.

 

Fonte: Agronews Brasil e Abraleite

  • Os cuidados com a anotação de dados e os impactos na avaliação genética

    Victor Breno Pedrosa

    Zootecnista, Prof. Dr. de Melhoramento Animal e Estatística

    Os cuidados com a anotação de dados e os impactos na avaliação genética

  • A importância do uso da “Ração Total Misturada” (TMR)

    João Ricardo Alves Pereira

    Zootecnista, Doutor em Nutrição Animal e Pastagens

    A importância do uso da “Ração Total Misturada” (TMR)

  • JUBILEE: recordista mundial de produção de leite na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    JUBILEE: recordista mundial de produção de leite na raça Jersey

Proluv
Top