Embrapa Gado de Leite está preparada para iniciar testes de detecção do Covid 19

Embrapa Gado de Leite está preparada para iniciar testes de detecção do Covid 19

26 de março, 2020

Localizada em Juiz de Fora (MG), a Embrapa Gado de Leite colocou à disposição do governo federal sua estrutura instalada para ajudar na realização de testes laboratoriais de identificação da Covid-19. Os testes serão realizados por meio do equipamento Real Time PCR, que obtém resultado com 99,6% de acurácia (precisão). Deverão ser recebidas amostras de Juiz de Fora e municípios próximos.

A Embrapa Gado de Leite possui três equipamentos RT-PCR e seis profissionais treinados para operá-los com o nível de segurança que a ação exige. A equipe deverá ser ampliada por meio de parceria com outras instituições da região. Assim, informa ter capacidade para realizar até 1.100 análises por dia, com escala de trabalho 24 horas. 

Como os testes do Covid-19 serão feitos?

A Embrapa Gado de Leite irá se tornar uma importante aliada do sistema de saúde de Juiz de Fora e região. A missão da empresa de pesquisa será fazer o teste laboratorial que identifica a presença do Covid-19. Portanto, não caberá à Embrapa atender diretamente a população.

A coleta de amostras de saliva dos pacientes suspeitos continuará sendo feita pelo sistema de saúde. Em seguida, a amostra é processada para extrair uma parte do material genético, o RNA, que também é o tipo de informação genética que o vírus carrega.

A Embrapa Gado de Leite será responsável pela terceira etapa do processo, que é o testagem do RNA, utilizando o equipamento RT-PCR. Esse teste confirma a presença ou a ausência do Coronavírus, com 99,6% de acurácia (precisão). A técnica amplifica o RNA do Covid-19 nas amostras positivas.

O trabalho será feito por uma equipe de pesquisadores doutores, capacitada em universidades brasileiras e internacionais de referência. Outro fator importante para assegurar a acurácia dos resultados é o uso de equipamentos de última geração com a calibração correta.

Os resultados dos testes RT-PCR serão enviados às autoridades sanitárias de cada município para que os pacientes saibam se estão infectados ou não e para que ocorra o controle da doença na região.

Quando a operação será iniciada?

A Embrapa Gado de Leite aguarda orientações do Ministério da Saúde, que irá se articular com as autoridades da região, definindo os procedimentos para os testes. As ações serão prontamente comunicadas à imprensa, assegurando informações à população.

Testes serão conduzidos pela Embrapa em todo o Brasil

A contribuição da Embrapa atende demanda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que está atuando em parceria com o Ministério da Saúde. A ministra Tereza Cristina solicitou à Embrapa o levantamento dos laboratórios capazes de conduzir testes com a técnica RT-PCR e terem seu uso rotineiro redirecionado para identificar a eventual presença do coronavírus em amostras biológicas. 

Os laboratórios da Embrapa poderão ser utilizados na etapa de amplificação e detecção do material genético (RNA fita simples) do Coronavírus nas amostras recebidas. Os testes serão supervisionados pelo Ministério da Saúde em conjunto com instituições como a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Adolfo Lutz. 

A capacidade instalada na Embrapa em todo o país indica a possibilidade de uso de 47 laboratórios. As estruturas geralmente são usadas para tarefas como detecção de genes de interesse agronômico em plantas, animais e microrganismos e podem ter seu uso adaptado para a necessidade prevista pelo Ministério da Saúde. Com base na infraestrutura disponível a Embrapa pode, potencialmente, contribuir com quase 43 mil análises por dia.  

A Empresa já vem colaborando com a Fiocruz para a realização de testes de detecção de Chikungunya, dengue e zica vírus, com o emprego da mesma tecnologia, visando aliviar as demandas do sistema de saúde.

 

Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa (Sire) / Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Gado de Leite
 

Fonte: Embrapa Gado de Leite

Foto: Arquivo Embrapa

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/50994682/embrapa-gado-de-leite-esta-preparada-para-iniciar-testes-de-deteccao-do-covid-19

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top