Estudo comprava que quem gosta de queijo vive mais!

Estudo comprava que quem gosta de queijo vive mais!

02 de junho, 2019

Qual o segredo para uma vida longa e feliz? Comer mais queijo!

Sim, estamos falando de queijos e de todos os outros produtos lácteos, especialmente os mais envelhecidos. Segundo uma pesquisa publicada pela revista Nature Medicine, estes derivados do processamente de leite seriam o verdadeiro elixir da longevidade. Boa notícia, portanto, para os amantes da boa comida, que agora têm mais um motivo para serem felizes.

De acordo com o estudo em tela, a fonte do bem-estar seria uma substância encontrada nos queijos, pertencentes ao grupo das poliaminas, composto que reduz a incidência de doenças cardiovasculares e atua como fator de proteção. A primeira fase da análise usou alguns ratos de laboratório como sujeitos de observação, aos quais foram dados diferentes tipos de queijo, controlando seu estado de saúde a longo prazo e a maneira pela qual essa dieta influenciou sua expectativa de vida.

A segunda fase dizia respeito ao homem, usando um dos principais países consumidores de queijo - a Itália - como área de pesquisa. A amostra de 800 pessoas revelou uma conexão significativa entre o consumo de alimentos lácteos e a menor probabilidade de sofrer de doenças circulatórias ou cardíacas.

A incidência dessas doenças em alguns casos foi reduzida em até 40% em comparação com indivíduos que não costumam comer esses produtos. As poliaminas atuam não apenas como antioxidantes e desintoxicantes naturais, mas também como reparadoras de tecidos danificados, retardando o envelhecimento celular.

A descoberta entusiasmante, no entanto, não deve ser uma razão para consumir quilos de parmesão, também porque a presença de uma boa quantidade de proteínas e gorduras não pode ser ignorada. O estudo, como os anteriores, apenas confirmou que a inclusão de quantidades moderadas de queijo na dieta pode ser benéfica para o bem-estar.

De fato, a pesquisa destaca como é particularmente limitada a tipos não-frescos e moles, como ricota ou mussarela, mesmo que estes também contenham sua porcentagem de poliaminas. Como sabemos, o segredo é comer um pouco de tudo, sem exagerar e, acima de tudo, escolher alimentos de qualidade!

 

Fonte: Nature Medicine

  • Novas regras para a produção de leite no Brasil

    Novas regras para a produção de leite no Brasil

    Ministério da Agricultua cria Comissão Técnica Consultiva do Leite, para analisar e propor medidas que vão melhorar a qualidade e a competitividade no setor lácteo brasileiro.

  • LEITE/CEPEA: Preço ao produtor registra alta de 2 centavos em maio

    LEITE/CEPEA: Preço ao produtor registra alta de 2 centavos em maio

    Cepea, 29/05/2019 – O preço do leite ao produtor registrou a quinta alta consecutiva em maio, chegando a R$ 1,5175/litro na “Média Brasil” líquida, aumento de 2 centavos (ou de 1,7%) frente a abril, segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. A média de maio foi 15,6% superior à do mesmo mês de 2018, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IPCA de abril/19). Desde o início do ano, os preços do leite ao produtor já subiram 20,4%.

  • A Jersey Brasil lança o 4º Circuito Nacional da Raça Jersey 2019

    A Jersey Brasil lança o 4º Circuito Nacional da Raça Jersey 2019

    O Circuito Nacional da Raça Jersey (CNRJ), evento tradicional mais aguardado da Raça no Brasil, terá em 2019 seis etapas (exposições), onde ao final serão eleitos os melhores animais Jersey do Brasil no dia 23 de novembro em solenidade especial na cidade de Curitiba / PR.

  • Desafios do produtor rural

    Maria Flavia Tavares

    Economista, Doutora em Agronegócios, Proprietária da MFT Consultoria

    Desafios do produtor rural

  • Ordenhadeira Canalizada Linha Baixa

    Jeferson Luiz Piccoli

    Especialista em Sistemas de Ordenha

    Ordenhadeira Canalizada Linha Baixa

  • Consequências econômicas do uso da IATF em fazendas leiteiras - Entrevista com o Dr. Oscar Alejandro Ojeda-Rojas

    Roney Ramos

    Médico Veterinário, Doutor em Reprodução Animal pela USP

    Consequências econômicas do uso da IATF em fazendas leiteiras - Entrevista com o Dr. Oscar Alejandro Ojeda-Rojas

Proluv
Top