Manejo de secagem das vacas de leite em fazendas inteligentes

Manejo de secagem das vacas de leite em fazendas inteligentes

08 de abril, 2022

A secagem das vacas é um processo necessário e uma fase crítica no ciclo de lactação da vaca leiteira, que pode ser estressante para o animal e demorada para os produtores de leite.

 

A crescente população mundial aumentou a demanda por carne e produtos lácteos e levou a um rápido crescimento na escala de produção de gado em todo o mundo. Desta forma, a intensificação da produção de gado leiteiro tende a aumentar a densidade animal e o tamanho dos rebanhos, diminuindo o tempo disponível para monitorar e manejar os animais individualmente e prejudicando a saúde e o bem-estar animal.

Uma vaca normalmente fica seca nos últimos 60 dias de gestação. Nesse período, o úbere não está sendo utilizado para produção de leite e pode descansar e rejuvenescer. Além disso, permite produzir um colostro forte e – como o bezerro cresce mais nos últimos 2 meses de gestação – a vaca pode colocar 100% de sua energia para criar um bezerro saudável. A utilização de tecnologias inteligentes, como instalações de ordenhas robóticas, oferece aos produtores de leite uma vantagem quando se trata de secar gradualmente as vacas.

Tecnologias inteligentes

As tecnologias de precisão, como a ordenha robótica projetada especificamente para aplicações em fazendas de leite, são denominadas tecnologias inteligentes. As tecnologias inteligentes lidam com a integração de sistemas de comunicação, tecnologias de dados e informações e dispositivos sustentáveis, ​​com o objetivo de aumentar a eficiência da produção, reduzir o custo operacional e de mão de obra e fornecer dados e análises confiáveis ​​e precisos para fins de gerenciamento e planejamento.

Métodos de secagem de vacas

Os métodos básicos de secagem incluem (a) interrupção abrupta da ordenha e administração de terapia de vaca seca; e (b) ordenha intermitente uma vez ao dia, durante a última semana de lactação, e administração de terapia de vaca seca após a última ordenha. Desta forma, o segundo método pode levar muito mais tempo do que o método de secagem abrupta.

Aplicação da ordenha robótica

A tecnologia de ordenha robótica é um sistema de ordenha voluntário, que coleta informações sobre a quantidade e qualidade do leite e a saúde das vacas, ajudando os produtores a gerenciar melhor seu rebanho.

Normalmente, a alimentação com dietas de baixa energia no final da lactação causa um balanço energético negativo nas vacas, resultando em diminuição da produção de leite. O uso de robôs de ordenha é um método eficaz para reduzir a frequência de ordenha antes da secagem, em vez de ou além de fornecer uma dieta de baixa energia para diminuir a produção de leite. Esse processo diminuirá lentamente a produção de leite, permitindo que o produtor seque gradualmente as vacas.

Robôs de ordenha podem ser programados para impedir a entrada de vacas antes da secagem, o que dá aos produtores mais controle da frequência de ordenha e melhora a qualidade do leite na próxima lactação. Os produtores de leite também podem utilizar a terapia de secagem seletiva e as vacas terão um melhor tampão de queratina para formar no teto, dando-lhes o melhor protetor natural contra infecções intramamárias.

Além disso, as vacas que estão produzindo menos leite no processo de secagem gradual consomem menos ração e isto – além da economia com a redução da incidência de mastite – pode economizar US$ 29 por vaca para o produtor em comparação com a secagem abrupta.

Observações finais

Reduzir a frequência de ordenha antes da secagem usando ordenha robótica pode melhorar a saúde e o bem-estar das vacas leiteiras e satisfazer os componentes econômicos da tomada de uma nova decisão de manejo.

Apesar das possíveis limitações existentes, em termos de tecnologia e infraestrutura, os produtores de leite precisam ser capacitados para adotar a nova revolução tecnológica. Além disso, a comunidade de engenharia precisa conhecer a demanda da pecuária leiteira por oportunidades potenciais de aprimorar os dispositivos e ferramentas para aplicações mais eficientes no campo.

 

Fonte Dairy Global

Traduzido e adaptado pela Equipe do Canal do Leite

Disponivel em: https://www.dairyglobal.net/industry-and-markets/smart-farming/drying-off-management-on-smart-dairy-farms/

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top