O interesse dos consumidores por lácteos orgânicos

O interesse dos consumidores por lácteos orgânicos

03 de novembro, 2023

Observatório do Consumidor

Com a pandemia de Covid-19, a população mundial se voltou mais para alimentos e produtos que promovam além do de sabor e bem-estar, mas também saúde. Nesse sentido, a busca por produtos naturais, dentre eles, os orgânicos, se intensificou.

No mundo dos alimentos orgânicos, os derivados do leite têm crescido em quantidade e qualidade. No Brasil, já são 116 produtores de leite e derivados orgânicos, cuja produção é estimada em quase 60 mil litros por dia. Para entender melhor o interesse dos consumidores por este tipo de produto, o Observatório do Consumidor (OC) analisou o total de postagens no "X" (antigo Twitrer) sobre leite e derivados orgânicos no período de maio de 2020 a agosto de 2023.

Evolução temporal das postagens

Apesar do mercado em expansão, o OC coletou apenas 5.583 menções a lácteos orgânicos no período, o que corresponde a apenas 0,15% do total de publicações sobre leite e derivados. Em média, há cerca de 32 postagens sobre o tema por semana no "X". Na comparação anual, observa-se maior concentração de postagens em 2022 e 2021, com queda de interesse dos consumidores em 2023.

Em 87% das postagens sobre lácteos orgânicos, o conteúdo apresentado tinha conotação positiva. O produto mais citado foi o queijo, que é também o derivado lácteo orgânico mais produzido no Brasil. O queijo aparece em 27% das postagens sobre lácteos orgânicos no "X". Mas, ele é seguido de perto pela manteiga, que é mencionada em 23% das publicações e pelo leite, citado em 19% das menções.

No entanto, ao contrário do esperado, a nuvem de palavras das postagens sobre lácteos orgânicos, não apresentou muita relação com saudabilidade.

Perfil dos consumidores de lácteos orgânicos

A geração Y é a que mais comenta sobre lácteos orgânicos no "X", representando sozinha quase 80% das postagens realizadas, evidenciando o interesse desse público no assunto. Em seguida, tem-se a geração Z e a X. As demais gerações não apareceram nesse ranking.

Na identificação visual da foto do perfil que publicou sobre lácteos orgânicos, predominou o sexo masculino em mais de 80% das publicações.

Principais características e acompanhamentos

Reforçando o resultado da nuvem de palavras, o estudo dos demais alimentos citados junto com os orgânicos, que indicam os principais acompanhamentos, também mostrou-se ambíguo. Em primeiro lugar observa-se os produtos açucarados que englobam doces e sobremesas, geralmente associados à indulgência. No entanto, o acompanhamento que ficou em segundo lugar foram as frutas, reforçando a ideia de saudabilidade associada aos produtos orgânicos. Em outros alimentos, que ficou em terceiro, tem-se pratos consumidos no Brasil, como pizza, sanduíche, vatapá, etc. Neste caso, incluem-se tanto alimentos considerados saudáveis quanto não saudáveis.

Por fim, no quesito de características e atributos mais citados no X sobre lácteos orgânicos, o destaque vai para a embalagem, sendo citada em mais de 50% das postagens. Em grande parte dessas citações, os usuários do X discutiam sobre indicação de produto gourmet e os ingredientes no rótulo. Em segundo lugar nesse ranking, ficou a composição dos lácteos orgânicos, como muitas discussões sobre conservantes, lactose e gordura.

 

Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)

  • Expoleite 2024

    Expoleite 2024

    A 50ª edição da Expoleite, realizada pela Capal Cooperativa Agroindustrial em Arapoti, Paraná, foi um marco extraordinário para a pecuária leiteira no Brasil. De 11 a 13 de julho de 2024, produtores, criadores e entusiastas do gado Holandês reuniram-se para celebrar não apenas o evento, mas também a qualidade excepcional dos exemplares apresentados.

  • Feagro 2024 apresentou genética de qualidade na Raça Jersey

    Feagro 2024 apresentou genética de qualidade na Raça Jersey

    A Feagro 2024 chegou ao fim em Braço do Norte/SC, deixando um legado de inovação e excelência na pecuária leiteira brasileira. Realizada no Parque de Exposições Huberto Oenning de 11 a 14 de julho, a exposição reuniu criadores, especialistas e entusiastas do setor para celebrar o melhor da genética e produtividade do gado leiteiro nacional.

  • Custo de produção de leite volta a subir em junho

    Custo de produção de leite volta a subir em junho

    Nos últimos doze meses, o custo de produção de leite cresceu 1,6%.

  • A vaca perfeita...

    Maurício Santolin

    Zootecnista

    A vaca perfeita...

  • Os Desafios do Produtor de Leite no Brasil

    Maurício Santolin

    Zootecnista

    Os Desafios do Produtor de Leite no Brasil

  • Oportunidades para o gado Jersey no mercado de corte (beef-on-dairy)

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Oportunidades para o gado Jersey no mercado de corte (beef-on-dairy)

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top