7 animais incomuns que produzem leite para consumo humano

7 animais incomuns que produzem leite para consumo humano

03 de julho, 2022

Leite de vaca, de ovelha ou de cabra são comuns e apreciados em todo o mundo. Entretanto, estes estão longe de ser os únicos animais que produzem a matéria-prima para os alimentos lácteos, que são tão importantes para o consumo humano.

Para os verdadeiros amantes do leite, e dos laticínios em geral, aventurar-se em receitas com leite de outros animais pode ser um verdadeiro prazer e uma experiência única.

Confira abaixo um ranking de animais completamente incomuns que produzem leite.

7. Rena

Algumas regiões têm um clima mais inóspito, o que dificulta a pecuária de leite tradicional. Isso significa que as populações desses lugares precisam ser criativas para fabricar produtos lácteos.

Um exemplo é a Escandinávia, onde o leite de rena – uma iguaria rica em nutrientes – acaba sendo utilizada em uma enorme variedade de pratos tradicionais. O problema, entretanto, é que ordenhar uma rena não é tão simples assim.

6. Alce

A primeira tentativa de se fazer produtos lácteos, como o queijo, a partir do leite de Alce foi na Elk House. Nesta fazenda sueca, três alces lactantes eram ordenhados por cinco meses, todo ano, para fornecer o leite que necessitavam.

5. Cavalo

Os cavalos são criaturas fantásticas, que têm tido uma grande conexão com os humanos há séculos. No entanto, foi-lhes dado um novo papel na Ásia Central: fornecer leite para o chamado “Airag” (Queijo de Égua). 

Para esta receita, os produtores pegam o leite de égua fresco e o misturam com a “airagem” que sobrou do ano anterior, mexendo lentamente o produto durante vários dias.

4. Alpaca

Nos Andes, é praticamente impossível para uma vaca sobreviver. No entanto, as alpacas existem em abundância. Como resultado, a população local aprendeu várias técnicas para usar esses animais para fazer tudo, desde roupas até combustível. A região também a principal fonte de queijo alpaca em toda a América do Sul.

Embora estes animais sejam bastante difíceis de ordenhar, seu leite consegue produzir um queijo muito salgado e rico, algo que se tornou uma grande sensação nos mercados locais.

3. Camelo

Nas tribos nômades do nordeste da África, tradições seculares incluem a ordenha de camelos para produzir produtos lácteos, como queijo. Segundo os habitantes locais, o leite de camelo é muito mais nutritivo do que o leite de vaca.

2. Asno

Surpreendentemente, o queijo mais caro do mundo é feito de leite de asno e foi desenvolvido em uma fazenda na Sérvia. O Queijo Pule, como é chamado, tem uma reputação internacional de excelência e vende por cerca de US$ 1.000 o quilo.

1. Iaque

O iaque é uma espécie de boi criado por pessoas das altas montanhas que vivem em condições de extrema adversidade e privação. Os iaques vivem predominantemente no planalto tibetano-Qinghai e fornecem leite, carne, fibras, peles, tração animal e esterco (usado principalmente como combustível).

A produção de leite do iaque geralmente não é maior que o volume ingerido por sua prole e não pode ser comparada à produção de leite bovino. No entanto, embora a extração de leite para consumo humano possa ser prejudicial à descendência, o leite de iaque é importante para as famílias.

A lactação é sazonal e os iaques produzem entre 150 e 500 litros; os rendimentos variam de acordo com a raça e a localidade. Durante o inverno, os iaques não secam e continuam a produzir pequenas quantidades de leite, com rendimentos tão baixos quanto 2-4 litros por mês.

 

Fonte: Edairy News

  • EUA: Jersey bate todos os recordes de produção mais uma vez

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    EUA: Jersey bate todos os recordes de produção mais uma vez

  • Velocidade de ordenha e lesões nos tetos

    Jeferson Luiz Piccoli

    Especialista em Sistemas de Ordenha

    Velocidade de ordenha e lesões nos tetos

  • Qual devo escolher: Transferidor ou Canalizada?

    Jeferson Luiz Piccoli

    Especialista em Sistemas de Ordenha

    Qual devo escolher: Transferidor ou Canalizada?

Proluv
Top