Estabelecer potencial genético de uma novilha por testes genômicos

Estabelecer potencial genético de uma novilha por testes genômicos

08 de agosto, 2020

Todos os produtores devem identificar seus animais, então por que não construir uma rotina de coleta de amostras no mesmo processo e utilizar as informações para acelerar os ganhos genéticos? De acordo com Rudolph Linde, Gerente de Desenvolvimento de negócios da Cogent, genotipar cada fêmea deveria ser uma ação sem pensar, considerando a informação que oferece. Ele afirma "Não basta olhar para a genômica como um custo, mas também como um custo de oportunidade de não fazer." A genômica permite estabelecer o potencial genético de uma bezerra desde jovem, permitindo assim que você tome decisões de reprodução mais precisas.
Desta forma, você só multiplica a partir do melhor; impulsionando o ganho genético e economizando tempo e dinheiro associados à criação de animais de menor valor genético.
Melhor confiabilidade e precisão são algumas das principais vantagens de basear decisões da genética real de uma bezerra, em vez da média dos pais.

Pela experiência do Sr. Linde, os testes genômicos muitas vezes re-classificam os animais,comumente sinalizando animais que são melhores do que sua média de país ou, por vezes, pior.
Por exemplo, as fêmeas originalmente classificadas por média parental, com um mérito genético alto o suficiente para serem inseminadas com Sêmen Sexado tiveram um menor mérito genético após a genotipagem, resultando em fêmeas serem inseminadas com raças de corte.
Por outro lado, as fêmeas consideradas como inferiores na média parental, de fato, de maior mérito genético ao receber uma avaliação genômica mais confiável foram recomendadas a serem inseminadas com sêmen Sexado, 
"Sem genômica, você não saberia o verdadeiro valor deles", diz ele, completando "É tudo sobre precisão e confiabilidade da tomada de decisões."

TESTES GENÔMICOS – COMO FUNCIONA?

O teste genômico permite que o potencial genético de um animal seja previsto desde cedo, comparando seu DNA a uma "base" que representa a população bovina nacional para uma raça específica.

  • Uma amostra de cartilagem de orelha é coletada de uma bezerra, utilizando um dispositivo de coleta em tubos TSU.
  • Um brinco de numeração combinada pode ser utilizado.
  • Para o serviço de teste genômico da Cogent, ‘Precision DNA’, a amostra de tecido é enviado para Cogent, que vai enviá-lo para Genetic Visions nos EUA para testes.
  • O DNA da amostra de orelha é extraído e fragmentado em mais de 70.000 pedaços para leitura.
  • As informações são enviadas ao CDCB para avaliação, levam cerca de seis semanas.
  • O produtor então recebe as provas genômicas contendo todos os índices e características de cada animal.

 

COMO FAZER TESTES GENÔMICOS?

Teste todas as novilhas:

  • Se você testar apenas as melhores novilhas baseando-se na media parental, pode estar perdendo bons animais assim jogando fora o poder do teste genômico.
  • Teste novilhas antes das decisões de acasalamento pois elas podem ser tomadas com muito mais confiabilidade.
  • Combinando teste genômico com biotecnologias como Sêmen Sexado, você pode aumentar muito a precisão de seleção e incrementar os ganhos genéticos para as características desejadas.
  • Escolha a melhor opção em teste genômico, Precison DNA oferece a combinação de teste genômico e BVD com apenas uma amostra.
  • Aplique sua estratégia: Como utilizará a informação? Escolha as características que quer melhorar; (Exemplo: Leite, Fertilidade, Índices) baseado nas melhores condições para seu negócio e selecione fêmeas e machos para as mesmas características.

 

Traduzido por Rafael Ribeiro - STgenetics Brasil

Fonte: Link - https://www.fginsight.com/youngstocktoolkit/youngstock-toolkit-2020/establish-genetic-potential-of-a-heifer-by-genomic-testing-110577?fbclid=IwAR340ofmZ_5BXAvjHCs63tv8nQJhV5UHEo_Iigk-XDi4r8WT3jQwICQAT0U

 

  • Os cuidados com a anotação de dados e os impactos na avaliação genética

    Victor Breno Pedrosa

    Zootecnista, Prof. Dr. de Melhoramento Animal e Estatística

    Os cuidados com a anotação de dados e os impactos na avaliação genética

  • A importância do uso da “Ração Total Misturada” (TMR)

    João Ricardo Alves Pereira

    Zootecnista, Doutor em Nutrição Animal e Pastagens

    A importância do uso da “Ração Total Misturada” (TMR)

  • JUBILEE: recordista mundial de produção de leite na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    JUBILEE: recordista mundial de produção de leite na raça Jersey

Proluv
Top