Os 10 maiores produtores mundiais de leite

Os 10 maiores produtores mundiais de leite

27 de outubro, 2022

O setor de laticínios é um dos mais importantes da agroindústria no mundo. Ele envolve a produção e o processamento de leite animal, seja de vaca, ovelha, cabra, búfala ou camela. O leite obtido desses animais pode ser consumido e processado em diferentes tipos de derivados, tais como: queijo, manteiga, creme e iogurte, entre outros.

Os laticínios têm vários nutrientes, como cálcio, proteínas, zinco, magnésio, vitamina D e vitamina B12, desempenhando um papel importante na dieta humana. Muitos países têm a tradição de produzir leite e os laticínios são uma parte importante da dieta de suas populações.

Com a demanda crescente ao redor do mundo, especialmente em países desenvolvidos, os países que mais produzem e/ou exportam devem aumentar o valor e volume do setor, em um futuro breve, levando a um crescimento do seu mercado global.

10 maiores produtores de leite no mundo

De acordo com o relatório mais recente da FAO, a produção global de leite em 2019 alcançou 852 milhões de toneladas, crescimento de 1,4% comparado a 2018, especialmente com o aumento da produção na Índia, Paquistão, Brasil, União Europeia, Rússia e Estados Unidos. O que foi parcialmente compensado pela redução na Austrália, Turquia, Colômbia, Argentina e Ucrânia.

No conjunto dos países que mais produzem leite e suas respectivas regiões, a Ásia teve o maior aumento, seguida pela América do Norte, América do Sul, África, América Central e Caribe, com redução na Oceania.

Índia e China

A Índia ocupa o topo dentre os países que mais produzem leite, representando mais de 22% da produção total do produto anualmente. A indústria de laticínios indiana é muito fragmentada, com cerca de 70 milhões de fazendeiros de pequena escala cuidando de um pequeno número de vacas e búfalas.

Os laticínios são parte importante da culinária indiana e o consumo de produtos frescos tem expectativa de crescer 2,3% ao ano, alcançando 108kg/capita em 2028, de acordo com a FAO.

A produção também cresce devido ao aumento da coleta e processamento do leite, especialmente por cooperativas de laticínios, assim como um aumento geral da produção em um setor cada vez mais organizado.

A China também é um dos principais produtores de leite. A FAO relata que, em 2019, também houve aumento na produção do país, resultante do aumento da eficiência de fazendas de laticínios de larga escala e do uso de alimentos concentrados.

O processo de consolidação das fazendas continua, incluindo a realocação das fazendas para longe dos cursos d’água e dos centros urbanos, induzida por regulamentos implementados para controlar os danos ao meio ambiente.

 

Fonte: Edairy News

  • Etapas de higienização por sistema Clean in Place (CIP) e latão ao pé

    Gabriel Augusto Marques Rossi

    Médico Veterinário - Professor Dr. Unesp/Jaboticabal

    Etapas de higienização por sistema Clean in Place (CIP) e latão ao pé

  • EUA: Jersey bate todos os recordes de produção mais uma vez

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    EUA: Jersey bate todos os recordes de produção mais uma vez

  • Velocidade de ordenha e lesões nos tetos

    Jeferson Luiz Piccoli

    Especialista em Sistemas de Ordenha

    Velocidade de ordenha e lesões nos tetos

Proluv
Top