Queijo Minas: uma iguaria brasileira e muito saudável
28 de março, 2021
Escrito por Marcelo P. Xavier
Ninguém sabe ao certo quem foi o inventor dessa iguaria, mas a história registra que ele começou a ser produzido no Brasil entre os séculos XVIII ou XIX, por imigrantes portugueses que colonizaram o Estado de Minas Gerais e trouxeram para o país uma técnica antiga de produção de queijo com leite fresco.
Há basicamente 3 tipos de queijo Minas, todos feitos com leite de vaca: o Frescal, o Padrão (também conhecido pelo nome de Minas Curado) e o Meia Cura. Como seu nome já diz, o Frescal é um queijo fresco e com alta umidade. Para que o seu consumo seja seguro, deve ser preparado com leite pasteurizado. Seu processo de fabricação e relativamente simples: coagulação, corte e salga. Por ser um produto delicado e muito fresco, deve ser mantido no refrigerador e consumido em até 24 dias (em média).
O queijo Minas Padrão é basicamente o mesmo queijo, porém pré-prensado com soro (para que não tenha olhaduras mecânicas) e maturado (ou curado, como se diz em Minas Gerais), um processo natural que deixa o queijo com sabor mais acentuado. A maturação é feita na embalagem, para não formar casca no queijo. Como há perda de umidade durante este processo, o Minas Padrão tem uma textura mais seca.
E, por último, há o Minas Meia Cura, que tem menor tempo de maturação do que o Padrão. O leite dele é padronizado e a prensa é diferenciada dos demais. A coalhada dele também é mais seca. Após a pré-prensagem, acontece a masseração (processo que mistura a massa novamente para gerar olhaduras mecânicas, característica deste tipo de queijo). O Meia Cura é o ingrediente principal do famoso pão de queijo mineiro.
Um alimento saudável, versátil e nutritivo
Um dos tipos de queijos brancos mais consumidos pelos brasileiros, o queijo Minas é bastante indicado para compor uma boa alimentação. Naturalmente salgado, fresco, leve e muito nutritivo, ele pode combinar com diversas preparações, harmonizar receitas doces e salgadas, fazendo parte do café da manhã, de lanches, ou mesmo das refeições.
Rico em cálcio, proteínas, vitaminas A e dos complexos B e D, o queijo Minas se tornou um poderoso aliado da alimentação saudável devido às suas qualidades nutricionais. Com baixas calorias, o alimento ajuda a manter o peso corporal equilibrado e, ainda, contribui para tornar o músculo cardíaco mais saudável, como explica a nutricionista Daniella Chein:
"O consumo regular de queijo Minas tem mostrado benefícios para a saúde do coração, podendo reduzir o risco de hipertensão, que é uma das principais causas de doenças cardiovasculares. Múltiplos fatores nutricionais são responsáveis por este efeito, incluindo a combinação única de cálcio, potássio e fósforo presente nesse tipo de queijo", analisa a profissional.
Motivos para incluir o queijo minas na sua alimentação saudável
Possui menos gordura: Os queijos amarelos - como o prato, parmesão e suíço, por exemplo - possuem uma maior concentração de gordura saturada na composição do que o queijo Minas, por isto ele favorece as dietas de emagrecimento.
Baixa concentração de sal: Apesar do sabor salgado, se comparado aos outros queijos, a quantidade de sódio presente no queijo Minas também é baixa. Além de haver as versões lights do alimento, que possuem ainda menos sal.
É um alimento versátil: O queijo Minas cai bem tanto em um sanduíche de pão integral como nas sobremesas (o famoso queijo com goiabada, por exemplo). Ele também pode ser usado em quiches, suflês, tortas, entre outras receitas doces ou salgadas.
Aumenta a imunidade do corpo: Além de ser um alimento saboroso, o queijo Minas também é bastante saudável. Devido à presença da vitamina D, seu consumo atua beneficiando o sistema imunológico, prevenindo doenças crônicas e outras enfermidades.
Garante pele e cabelos saudáveis: Fonte de poderosos agentes antioxidantes, o queijo Minas ajuda a prevenir a ação dos radicais livres, trazendo uma pele jovem e bonita, além de cabelos sedosos e hidratados. Estas propriedades antioxidantes também ajudam a melhorar a saúde dos olhos, impedindo a degeneração macular.
Fonte de proteínas essenciais: Para garantir um organismo saudável, as proteínas são substâncias fundamentais. Elas podem ser encontradas no queijo Minas e contribuírem para processos de emagrecimento e/ou na prática de atividades físicas, já que ajudam na saúde dos músculos e geram energia para o corpo.
Além disso, como todo derivado de leite, o Queijo Minas é fonte de cálcio, mineral fundamental para a saúde dos ossos. Saboroso, suadável e nutritivo, ele faz parte da história do Brasil!