
Marcelo de Paula Xavier
Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios
canaldoleite@terra.com.br
De Nevada para o mundo, a história improvável de Quicksilver of Fallneva
24 de julho, 2025
Escrito por Marcelo de Paula Xavier, M.Sc.*
É muito razoável que os produtores de leite busquem utilizar linhagens de touros modernos, selecionados com base em ferramentas avançadas de melhoramento genético.
Para os jersistas, a genômica, as avaliações genéticas, os testes de progênie e os índices de seleção – por exemplo – permitem a identificação dos animais mais capazes de transmitir características desejáveis como: produção de sólidos, longevidade, fertilidade, eficiência alimentar e características de saúde.
No entanto, esses avanços só são possíveis porque existe uma base genética muito consistente, construída sobre linhagens clássicas que moldaram o gado Jersey ao longo do tempo. Alguns reprodutores do passado, aliás, foram fundamentais na consolidação do tipo funcional, da capacidade leiteira e da precocidade, que tornam o gado Jersey tão especial.
Neste contexto, o touro Welcome High Lawn Torono emerge como o "fundador" da vaca Jersey moderna (de alta produção de leite e sólidos). Isso se dá, fundamentalmente, por ele ser o avô de 2 dos 3 touros que mais impulsionaram a raça na década de 1970: Observer Chocolate Soldier e SS Quicksilver of Fallneva.
Nesta coluna, vou contar um pouco da história desse último. Um gigante da genética Jersey, que foi criado por Lyle e Ruth McGee, na Fazenda Fallneva (em Nevada – EUA). Nascido em 1960, S.S. Quicksilver of Fallneva (foto abaixo) é um dos touros Jersey mais influentes de todos os tempos, reconhecido como um marco na pecuária leiteira norte-americana.
Quicksilver, de Nevada para o mundo
A trajetória de SS Quicksilver of Fallneva está profundamente ligada à evolução da raça Jersey nos Estados Unidos. Seu pai, Secret Signal Observer, foi criado na High Lawn Farm (em Massachusetts), considerada o berço da raça naquele país. Ele era filho de Welcome High Lawn Torono e Observer Signal Lady Jean (ver pedigree abaixo). Ambos descendentes do touro Welcome Volunteer, que se tornou o melhor touro testado na década de 1940, com uma filha alcançando a média de 700 libras de gordura.
Sua mãe, Cecil Rex Quartz of Willrich, foi também uma fantástica produtora de leite, que teve 6 lactações completas (2 delas acima de 15.000 libras M.E.), com um percentual de gordura próximo a 7%. Feitos impressionantes que destacaram o potencial genético de Quicksilver desde muito cedo.Um cruzamento bastante improvável
Eric Silva (jersista americano, dono da fazenda Sunset Canyon) conta algumas curiosidades sobre SS Quicksilver of Fallneva em sua página do Facebook.
Segundo ele, no inverno de 1959, Quartz (mãe de Quicksilver) entrou no cio e estava apta para ser coberta. Desta forma, seu proprietário (Lyle McGee) chamou o técnico local da ABS para inseminá-la. Quando o inseminador chegou, contou para Lyle sobre um touro novo que ele acabara de receber e sugeriu que o seu sêmen fosse usado na vaca.
Naquela manhã, Quartz foi inseminada com Secret Signal Observer e concebeu um bezerro macho, o qual marcaria seu nome na história da raça Jersey: SS Quicksilver of Fallneva.
Cabe destacar que Secret Signal Observer havia sido provado no rebanho da fazenda High Lawn e, então, “contratado” pela ABS. Porém, seu sêmen era de qualidade muito baixa e ele (o touro) acabou sendo devolvido à High Lawn. É realmente um milagre que Quartz tenha sido emprenhada por ele naquela ocasião. Mas, o fato é que ela ficou prenhe e, no verão seguinte, pariu o bezerro que provou ainda mais as suas qualidade excepcionais.
Lyle McGee usou Quicksilver por um tempo para cobrir suas novilhas e, também, o emprestou a vários criadores locais. Suas primeiras filhas pariram na fazenda de Lyle e, logo depois, começaram a aparecer nos rebanhos dos vizinhos.
Mais tarde, Quicksilver foi enviado para a Carnation Genetics, central de IA em Hughson (Califórnia). Ele já era um touro velho quando entrou em coleta e sua produção de sêmen não era alta, mas – por outro lado – seu sêmen tinha grande valor de mercado e foi utilizado em algumas das melhores vacas da América do Norte.
Para Eric, não há dúvidas de que SS Quicksilver of Fallneva influenciou mais animais da raça Jersey no mundo do que qualquer outro touro influenciou ou provavelmente influenciará. A maior parte dessa influência veio por meio de seus filhos, tais como:
- Quicksilver’s Magic of Ogston, pai de Highland Magic Duncan;
- JS Quicksilver Royal, pai de um touro de grande sucesso na Nova Zelândia (Judds Admiral);
- Valleystream Silver Beacon, que foi responsável por um grande aumento na produção da raça Jersey no Canadá (ele é o avô de Valleystream JIS Juno e de muitos outros);
- Stardust Gemini, que não foi muito utilizado nos Estados Unidos, mas gerou o touro Shamrock Grove Gemini (pai de Hollylane Renaissance).
Como prata líquida, veloz e difícil de conter
A tradução literal de “quicksilver” para o português é "mercúrio" (elemento químico), também conhecido como "prata líquida", devido à sua aparência metálica e fluidez.
No inglês arcaico e poético, “quicksilver” pode significar algo veloz, imprevisível ou difícil de conter, por analogia com a natureza escorregadia e volátil do mercúrio. No caso do touro Quicksilver, o nome provavelmente evoca a ideia de rapidez, de um brilho distinto, de qualidade refinada ou, até mesmo, de um toque de nobreza líquida.
É interessante pensarmos nos grandes touros do passado, mesmo que improváveis, e como eles moldaram a vaca Jersey moderna. SS Quicksilver of Fallneva, a "prata líquida" da raça, certamente merece um destaque muito especial nessa galeria de estrelas!
__________________________________________________________________________________________________________
*Marcelo de Paula Xavier, formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil por 2 mandatos consecutivos e atualmente é editor do Canal do Leite.