Marcelo de Paula Xavier
Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios
canaldoleite@terra.com.br
Vierra Dairy Farm: um meteoro que caiu na raça Jersey
19 de novembro, 2024
Escrito por Marcelo de Paula Xavier, M.Sc.*
Foi como um meteoro caindo na terra...A entrada da Vierra Dairy Farm no cenário das principais exposições de gado de leite do mundo causou grande impacto e trouxe resultados fantásticos, nunca antes atingidos, para essa belíssima fazenda californiana. Porém, o início foi bem, bem modesto.
Em 1967, Tony e Angie Vierra começaram a ordenhar três vacas Holandesas em uma pequena fazenda leiteira localizada em Hilmar, Califórnia. Ao longo dos anos, a operação simples foi se transformando em um grande empreendimento. O rebanho cresceu e a fazenda se expandiu para ocupar 1.500 acres (607 hectares). Anthony, filho do casal, junto com sua esposa Marie, liderou grande parte desse crescimento, até transferir a gestão para sua filha mais velha, Maria. Ela representa a quarta geração da família Vierra à frente do negócio.
Em 1988, Maria se casou com Matt Swanson, que vinha de outra família abastada na Califórnia, ligada à criação de perus e à indústria de nutrição animal. O pai de Matt, Rick Swanson, fundou a Associated Feed & Supply Company, que se tornou um dos principais fabricantes de rações para animais dos EUA.
O gado Jersey chegou na Vierra Dairy em 2016, quando eles decidiram começar a enviar seu leite para a Hilmar Cheese Company, maior fabricante de queijo em uma planta só no mundo. A queijaria oferece um prêmio pelo leite com alto teor de sólidos, então ficou claro o valor de se adicionar vacas Jersey ao rebanho.
Cabe destacar que Wally Lindskoog (criador do famoso touro Holandês Arlinda Chief1) era tio-avô de Matt Swanson. Antes de falecer em 2003, Lindskoog expressou sua admiração pela eficiência das vacas Jersey, acreditando que elas seriam o futuro da produção leiteira na Califórnia. Matt sempre lembrou do desejo que seu tio-avô tinha de trabalhar com a raça Jersey e esta ideia permaneceu em sua mente.
Embora a fazenda não estivesse na liderança com seu rebanho de gado Holandês, eles reconheceram as vantagens de se adquirir animais Jersey registrados, provenientes de linhagens de alto potencial genético, já compravados em outras operações leiteiras.
Assim, a família focou na compra de novilhas de alto valor genômico de várias partes dos EUA, dando início ao próximo passo em sua jornada com a raça Jersey: construir um programa genético baseado em indivíduos de elite. Para tanto, o uso de embriões foi a maneira mais rápida de se fazer a transição de um rebanho de gado Holandês para um rebanho misto (Holandês e Jersey), maximizando os ganhos genéticos.
Atualmente, a Vierra Dairy Farm tem um rebanho com cerca de 3.000 vacas Jerseys e 3.000 Holandesas. Maia e Peter Cipponeri, filha mais velha de Maria Swanson e seu marido, estão no comando da operação leiteira. Eddie DeRocha gerencia a atividade e outros 75 funcionários em tempo integral ajudam no dia a dia.
Conforme dados da AJCA, em 2022, o gado Jersey da fazenda ocupava a quarta posição no ranking americano para leite e a quinta para proteína, com uma média de 22.763 libras (10.325 kg) de leite, 1.024 libras (4,5%) de gordura e 820 libras (3,6%) de proteína. Naquele ano, cinco animais pertencentes à Vierra Dairy estavam entre as 100 melhores fêmeas em mérito genético da raça nos Estados Unidos.
Espetáculo nas pistas de julgamento
Mas, quando se fala o nome “Vierra Dairy Farm” nos círculos da pecuária de leite, a maioria das pessoas vai logo pensar em “vacas campeãs”. Não é pra menos. Nos últimos anos, eles vem fazendo um arrastão e ganhando muitos troféus e faixas nas pistas das principais exposições do setor.
O show da Vierra Dairy Farm começou em 2018, com a aquisição da vaca Showdown Justine, que – naquele ano – foi nomeada Reservada Grande Campeã na Royal Agricultural Winter Fair e All-Canadian 3 Anos Senior. No ano seguinte, "Justine" alcançou ainda mais destaque, conquistando o título de Grande Campeã da Royal. Já, em 2023, Stoney Point Joel Bailey deu a faixa do Grande Campeonato para Vierra Dairy Farm, sendo coroada a rainha da principal exposição do Canadá.
Naquele ano de 2019, outra integrante do time de pistas da fazenda ganhou os holofotes na World Dairy Expo (WDE). Bri-Lin Valson Spritz – uma das últimas vacas Jersey classificadas como EX 97 nos Estados Unidos – ganhou o Grande Campeonato da WDE, com "Justine" sendo sua Reservada. Assim, a Vierra Dairy Farm consolidou sua presença na "Meca do Leite", em Madison, nos EUA.
A sequência de vitórias continuou em 2021, quando a Vierra Dairy Farm repetiu o feito na WDE, conquistando novamente os dois principais prêmios da raça Jersey, além de adicionar os título de Campeã Fêmea Jovem e Campeã Vaca Jovem, um marco inédito para uma única equipe de competição.
Em resumo, de 2019 a 2024, a fazenda dominou amplamente a World Dairy Expo, alcançando as seguintes conquistas:
- 2024: Stoney Point Joel Bailey foi a Grande Campeã da exposição, sendo que ela foi eleita Campeã Suprema de todas as raças;
- 2023: Bri-Lin Valson Spritz foi a Grande Campeã da exposição, com River Valley Colton Juliette-ET sendo a Reservada de Grande Campeã e OEH-My Victrous Parade sendo ainda a Campeã Vaca Jovem;
- 2022: Rivendale VIP Eloise levou os títulos de Campeã Vaca Jovem e Grande Campeã da exposição, com Stoney Point Impression Blenda sendo a Reservada de Grande Campeã;
- 2021: Bri-Lin Valson Spritz foi a Grande Campeã da exposição, Summer Breeze Tequila Gayle foi Campeã Vaca Jovem e Reservada de Grande Campeã, com SVHeaths Kid Rock Jaden sendo ainda a Campeã Fêmea Jovem;
- 2019 e 2020: Bri-Lin Valson Spritz conquistou o título de Grande Campeã da exposição em 2019, enquanto Showdown Justine foi Reservada de Grande Campeã (o evento não foi realizado em 2020 devido à pandemia);
- Em todos esses anos (2019 a 2024), a Vierra Dairy Farm também foi premiada como Melhor Expositor do evento.
No All American Jersey Show, a fazenda também vem fazendo uma derriça. Os últimos 3 Grandes Campeonatos foram para animais de sua propriedade, sendo que nos 2 últimos eventos (2023 e 2024), a Vierra Dairy Farm ganhou também o Campeonato Supremo em Louisville (Kentucky).
Essas marcas expressivas chamaram a atenção, bem como o salto da fazenda para o topo das listas de machos e fêmeas de alto índice GJPI2. Principalmente se levarmos em conta que – até 2015 – a fazenda trabalhava quase que só com gado Holandês sem registro.
Jersey reinando supremo em 2024
Pela segunda vez na história, a raça Jersey superou todas as suas concorrentes – das outras 5 raças presentes3 na exposição – e ganhou o prêmio de maior prestígio em ambas as competições da World Dairy Expo 2024.
Stoney Point Joel Bailey (foto) foi nomeada Campeã Suprema no cobiçadíssimo Campeonato Aberto, enquanto Pacific Edge VIP Tessah-ET ganhou os louros no Campeonato Júnior. Ambas as vacas foram escolhidas durante a cerimônia de encerramento da principal exposição do setor leiteiro no mundo.
Foto tirada por Cowsmopolitan: A vaca Stoney Point Joel Bailey no All American Jersey Show 2024
Este é o segundo ano consecutivo em que “Bailey” ganhou o Grande Campeonato da raça Jersey na Wolrd Dairy Expo. Como mencionado anteriormente, essa vaca é de propriedade da Vierra Dairy Farms e foi criada por Ashley R. Mayer no estado de Maryland. Classificada EX-95, ela é filha do touro Guimo Joel-ET e tem um recorde produtivo de 9.990 kg de leite, com 5,1% de gordura e 3,6% de proteína em 305 dias.
Stoney Point Joel Bailey, aliás, foi primeira vaca Jersey a conquistar o Campeonato Supremo da WDE desde 2016. Naquele ano, Musqie Iatola Martha-ET amealhou o prestigioso título, após conquistar o segundo de seus três Grandes Campeonatos no epicentro mundial do leite.
A primeira vez que vacas Jersey ganharam as honras Supremas em ambas as competições da World Dairy Expo ocorreu em 2006, quando Huronia Centurion Veronica 20J – exibida pela Arethusa Farm (de Connecticut - EUA) – foi a rainha do Campeonato Aberto e Smart Nate Gunner Cher deu o título para Amanda Curtis (de Ohio) no Campeonato Júnior.
Notas:
1 – Pawnee Farm Arlinda Chief foi um dos touros mais prolíficos na história da criação de gado Holandês, mas também introduziu um gene letal na população, responsável por cerca de meio milhão de abortos espontâneos em todo o mundo. Mais recentemente, pesquisadores identificaram a mutação responsável, permitindo que os pecuaristas realizem testes para evitá-la.
2 – GJPI significa Genomic Jersey Performance Index (Índice Gênomico de Performance do Jersey). Ele é uma medida usada para avaliar o valor genético de um animal da raça Jersey, com base em características como: Produção de leite; gordura e proteína; saúde e fertilidade; e outros traços importantes para a eficiência e a rentabilidade da produção.
3 – As raças que competem na WDE são: Ayrshire, Pardo Suiça, Guernsey, Jersey, Milking Shorthorn e Holandesa (das variedades preto e vermelho e branco)
Assista O vídeo que a TV Jersey fez na Vierra Dairy Farm em 2019:
A RAÇA JERSEY NA CALIFÓRNIA/EUA (PARTE 2) - PROGRAMA #25
____________________________________________________________________________________________________________
*Marcelo de Paula Xavier, formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil por 2 mandatos consecutivos e atualmente é editor do Canal do Leite.