EUA: Extremistas dos direitos dos animais levam sua causa aos tribunais

EUA: Extremistas dos direitos dos animais levam sua causa aos tribunais

Enquanto algumas organizações de ativistas pelos “direitos dos animais” usam táticas como campanhas de vídeo “disfarçadas”, nas quais os indivíduos mentem para serem contratados em fazendas ou agroidústrias, outras são muito mais ousadas em sua abordagem.

Grupos como Direct Action Everywhere (DXE) empregam estratégias de “resgate aberto”, onde eles filmam e/ou fazem uma transmissão ao vivo ao entrar em fazendas ou fábricas para roubar (ou “resgatar” como afirmam) gado e aves.

O DXE diz que seus “resgates abertos” são “vistos por milhões” e “forçam a questão dos direitos dos animais à consciência pública”. Eles fizeram seu nome realizando essas acrobacias em todo os Estados Unidos; principalmente na Califórnia, mas também em estados como Utah, Iowa e Carolina do Norte.

Você pode questionar a inteligência da escolha de divulgar um crime e anunciar sua identidade enquanto comete o mesmo. Apesar das tentativas fervorosas do DXE de afirmar o contrário, invasão e roubo são, na verdade, crimes. Mas, ser pego e enfrentar acusações são, na verdade, outra parte da estratégia do “resgate aberto”.

Os ativistas do DXE querem ser levados à justiça, para que possam apresentar seus argumentos em apoio à "libertação animal" e ao "resgate aberto" na frente de um público mais amplo e, com sorte, algum dia conseguirão que um tribunal decida a seu favor, abrindo oportunidades adicionais para eles alegarem que têm o direito legal de entrar em fazendas e levar animais – o que eles chamam de “direito de resgate”.

Depois de anos empregando essa tática, o DXE está finalmente enfrentando à justiça, depois de muitos atrasos e algumas acusações anteriores terem sido retiradas. Em meados de novembro, as audiências preliminares começaram em Sonoma County, Califórnia, de casos que lidam com dois "resgates em massa" em uma fazenda de ovos e uma fazenda de patos, bem como uma demonstração e "resgate” em uma granja de frangos.

No final de novembro, um julgamento começou na Carolina do Norte, no qual o co-fundador do DXE, Wayne Hsiung, enfrenta acusações de roubo de uma cabra em 2018. Em dezembro, 13 ativistas do DXE devem ir a julgamento em Merced County, Califórnia, por acusações relacionadas a um protesto e tentativa de “fechar” uma fábrica de processamento de aves no início deste ano. Em 2022, o ativista Matt Johnson será julgado em Iowa, por acusações relacionadas a uma campanha voltada para a comunidade suína em 2020.

Durante cada um desses julgamentos, o DXE está convocando ativistas para encher os tribunais e conduzir atividades de protesto em apoio aos que estão enfrentando acusações.

Será importante para o setor prestar atenção aos resultados desses julgamentos e como o DXE tenta se defender, pois eles podem abrir um precedente preocupante e encorajar mais extremistas dos "direitos dos animais". Na Carolina do Norte, a defesa apresentou uma moção para indeferir todas as acusações, porque acredita que a cabra que Hsiung pegou é uma pessoa, não uma propriedade, portanto, não poderia ter sido roubada. O juiz negou esta moção, mas certamente haverá tentativas adicionais por parte do DXE para encontrar uma maneira de obter um "direito de resgate" legal.

Independentemente do resultado desses julgamentos, grupos como o DXE aprenderão com a experiência e farão ajustes às suas estratégias, além de ganhar exposição na mídia para sua “causa”. É importante que todos os interessados ​​em salvaguardar o futuro da pecuária façam o mesmo.

 

ATUALIZAÇÃO: O julgamento da Carolina do Norte foi concluído na primeira quinzena de dezembro. Wayne Hsiung foi condenado por acusações criminais de invasão e furto. Ele foi condenado a dois anos de liberdade condicional.

 

Fonte: Dairy Herd Management

Traduzido e adaptado pela Equipe do Canal do Leite

Disponível em: https://www.dairyherd.com/opinion/animal-rights-extremists-take-their-cause-courtroom

  • Qual devo escolher: Transferidor ou Canalizada?

    Jeferson Luiz Piccoli

    Especialista em Sistemas de Ordenha

    Qual devo escolher: Transferidor ou Canalizada?

  • Por que o número de vacas Jersey vem aumentando na América do Norte?

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Por que o número de vacas Jersey vem aumentando na América do Norte?

  • Veronica continua mostrando porque é uma das maiores vacas Jersey de todos os tempos

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Veronica continua mostrando porque é uma das maiores vacas Jersey de todos os tempos

Proluv
Top