Indústria e varejo fazem preço do leite subir nos mercados em meio à crise

Indústria e varejo fazem preço do leite subir nos mercados em meio à crise

Após o caos gerado pelo coronavírus, o preço do leite e seus derivados teve forte alta no varejo . Em Santa Catarina, por exemplo, a subida chegou até a 50%, conforme Paulo Cesar Lopes, presidente da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS). Em São Paulo, por sua vez, os preços do leite longa vida aumentaram 54% em média, segundo informações divulgadas pela APAS (Associação Paulista de Supermercados).

O presidente do Sindileite-SC, Valter Antônio Brandalise, afirmou que os motivos da subida estão ligados à seca e à entressafra. Porém, os produtores contestam categoricamente essa informação e garantem que os preços do leite que receberão em abril vão baixar e que os laticínios já avisaram sobre esta redução. Além disto, existem suspeitas de aumento abusivo no preço do leite por parte de algumas indústrias.

Os consumidores, é claro, não estão nada satisfeitos com esta repentina alta nos preços e isto acabou gerando uma guerra de (des)informações entre indústria e varejo. Os dois elos mais fortes da cadeia tentam se esquivar da responsabilidade pela forte subida nos preços dos produtos lácteos, uma vez que se aproveitar da crise mundial para aumentar margem de lucros é - no mínimo - uma atitude deplorável. 

No meio deste turbilhão, alguns agentes do mercado chegaram a colocar a culpa nos produtores de leite, que – na verdade – vem sofrendo bastante com essa situação. A realidade dentro das propriedades rurais é bem diferente: Aumento nos custos de produção, aumento nas incertezas, problemas para escoar o leite e redução nos preços recebido pelo mesmo.

Este é o verdadeiro quadro que se apresenta para os produtores de leite brasileiros. Confiram abaixo um pequeno vídeo montado com relatos enviados para o Canal do Leite por produtores do sul do país.

 

Desabafo dos produtores sobre o aumento abusivo do leite nos mercados

 

 

 

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top