Mais uma pesquisa comprova: a gordura láctea ajuda a prevenir doenças cardíacas

Mais uma pesquisa comprova: a gordura láctea ajuda a prevenir doenças cardíacas

Pesquisa realizada pelo The George Institute for Global Health, da Austrália, é mais uma comprovação científica de que a gordura do leite presente no leite in natura, manteiga, queijo, iogurte e demais derivados lácteos oferece menos risco de ocorrência de doenças cardiovasculares nas pessoas.

O estudo compara dados de 17 pesquisas anteriores sobre o tema realizadas nos Estados Unidos, Dinamarca e Reino Unido. As conclusões são semelhantes: riscos menores de doenças cardíacas para quem tinha altos níveis de ácido graxo. Além disso, os levantamentos científicos mostram que o consumo de gordura láctea não aumenta o risco de morte por outras causas.

“Nosso estudo não sugere nenhum perigo à gordura láctea em si”, disse Matti Marklund, pesquisador sênior do The George Institute. “Descobrimos que aqueles com os níveis mais altos realmente tinham o menor risco de doenças cardiovasculares”, complementa.

“Nosso estudo sugere que reduzir a gordura láctea ou evitar completamente os laticínios pode não ser a melhor escolha para a saúde do coração”. Kathy Trieu, principal autora do estudo e também pesquisadora do The George Institute, disse que o consumo de alguns laticínios, especialmente produtos fermentados, já havia sido associado a benefícios para o coração.

O jornal O Globo publicou reportagem sobre a pesquisa, o que sempre é importante já que leva essa mensagem positiva da gordura do leite para a população em geral. O Canal do Leite também divulgou o estudo.

“Os efeitos da gordura monoinsaturada hoje já são sacramentados. Além de fortalecer o sistema cardiovascular, fortalece os ossos e tem propriedades anticancerígenas, por exemplo. Nos ossos, ela permite melhor absorção de vitamina D. Contra tumores, pode participar do processo de células da doença”, escreveu a jornalista Evelin Azevedo, de O Globo.

 

Fonte: ABRALEITE – Associação Brasileira dos Produtores de Leite

Disponível em: https://www.abraleite.org.br/2021/10/04/mais-uma-pesquisa-comprova-comer-mais-gordura-lactea-oferece-menor-risco-de-doencas-cardiacas/?fbclid=IwAR32sKINQ_-awEP6JHEKDB95l_xe1B6ev_VII56OzXtVkA5PUXA-pRsIBZM

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top