Porque o soro de leite é importante no mercado de lácteos?

Porque o soro de leite é importante no mercado de lácteos?

O soro de leite é um subproduto da fabricação de queijos. Na produção de 1 kg de queijo, tem-se uma "sobra" média de 8,5 a 9 litros de soro. Em um país como o Brasil, que tem grande parte do leite cru destinado para a produção de queijos (cerca de 40% do total), as oportunidades de aproveitamento para o soro são enormes, para diferentes nichos de mercado.

O soro contém aproximadamente 55% dos nutrientes do leite. Pelo seu grande valor nutricional, ele é considerado uma importante fonte de proteína tanto para o consumo humano – popularizado no uso do whey protein – como para o consumo animal, sendo utilizado na dieta de suínos e bezerros. Desta forma, com os brasileiros buscando cada vez mais hábitos saudáeis – com o consumo de suplementos proteicos, por exemplo – o mercado para o soro vem apresentando um movimento crescente.

Além do seu alto valor nutricional, as proteínas do soro também apresentam grande aplicação na indústria alimentícia, por possuir várias propriedades funcionais. O seu poder emulsificante, por exemplo, tem a capacidade de juntar e estabilizar duas substâncias que não se misturam. É possível ver suas aplicações em produtos como: ricota, biscoitos, sorvetes, chocolates, bebidas lácteas, os próprios suplementos esportivos ou nutricionais, entre outros. 

O mercado de soro vendo sendo impulsionado, também, pelo crescimento da produção de suínos, que utilizam o chamado “soro feed”. Em 2020, para se ter uma ideia, as exportações de carne suína pelo Brasil aumentaram 40,4% em relação a 2019.

Estima-se que a produção nacional de soro de leite alcance volume superior a 9 bilhões de litros anuais, utilizados nas diferentes aplicações mencionadas anteriormente. Com diversas opções de aproveitamento, o soro é uma oportunidade efetiva para agregar cada vez mais valor para a cadeia láctea. Principalmente em um país como o Brasil, com tantas indústrias produtoras de queijo, ainda há um enorme espaço a se explorar com este subproduto.

Então, entender o mercado de soro de leite representa um passo importante para acompanhar o desenvolvimento da cadeia láctea brasileira!

 

Fonte: Milk Point

 

A evolução da Raça Jersey com base no melhoramento genético - TV Jersey PROGRAMA #42

 

  • EUA: Sete características comuns dos rebanhos de alta produção

    EUA: Sete características comuns dos rebanhos de alta produção

    O banco de dados  denominado C.O.W.S. classifica os rebanhos tanto pela produção de leite quanto pela combinação de gordura e proteína por vaca.

  • ExpoFrísia 2024 apresentou Genética, Tecnologia e Inovações

    ExpoFrísia 2024 apresentou Genética, Tecnologia e Inovações

    A 17ª edição da ExpoFrísia foi uma celebração única para setor agropecuário brasileiro. A feira reuniu especialistas, produtores e empresas do setor, e se tornou um verdadeiro ponto de encontro para o que há de melhor em genética, conteúdo e tecnologia. Com palestras técnicas, exposição de animais e equipamentos, além de atividades como o Clube de Bezerras e o concurso de silagem, a ExpoFrísia ofereceu uma programação extensa ao longo de seus três dias, culminando na premiação dos produtores ‘De

  • Marcado do leite e derivados em abril

    Marcado do leite e derivados em abril

    As cotações de leite e derivados no mercado brasileiro vêm reagindo, mas o cenário de menor competitividade em preço e queda de braço com as importações permanece.

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top