Um dia na vida de uma vaca leiteira de alta produção

Um dia na vida de uma vaca leiteira de alta produção

Todas as vacas leiteiras são diferentes, mas uma coisa é sempre verdadeira: elas gostam de ter hábitos constantes e precisam de rotinas para atingir seu potencial máximo. Desta forma, os produtores de leite trabalham duro para garantir que suas vacas sejam bem cuidadas e suas rotinas sejam consistentes.

As vacas leiteiras produzem o leite saudável e seguro que tanto apreciamos, mas você já se perguntou como elas fazem isso? Conheça as rotinas normais diárias de uma vaca leiteira de alta produção.

Uma pesquisa da Michigan State University mostra como as vacas leiteiras, na média, gastam seu tempo:

  • Comendo: 3-5 horas (9-14 refeições por dia)
  • Deitada ou descansando: 12-14 horas
  • De pé ou caminhando: 2-3 horas
  • Tomando água: 30 minutos
  • As 2,5-3,5 horas restantes são usadas para atividades de manejo do rebanho (como check-up veterinário) ou sua rotina diária de ordenha.

5:00 hs – Ordenha da manhã

Os produtores de leite usam máquinas para ordenhar suas vacas 2 a 3 vezes por dia. Leva apenas 5-7 minutos para uma vaca ser ordenhada! Alguns fazendeiros ordenham suas vacas em uma sala de ordenha, enquanto outros adotam a tecnologia de ordenhador robótico – ambos são meios seguros, rápidos e sem estresse para as vacas.

7:00 hs – Hora da alimentação

Os produtores de leite trabalham com nutricionistas para criar uma dieta especialmente formulada chamada de ração mista total (TMR, na sigla em inglês) que pode ser composta de feno, concentrados, silagem de milho, proteínas (como farelo de soja), vitaminas e minerais, que são combinados em um vagão misturador e servidos para as vacas.

9:00 hs – Relaxando no barracão

A maioria das vacas leiteiras de alta produção passa os dias em barracões de freestall, nomeados assim porque as vacas podem escolher livremente qualquer cama que quiserem deitar. As camas são forradas com palha, areia, colchões de borracha ou mesmo colchões d'água. Os barracões também são equipados com ventiladores para manter as vacas resfriadas e piso com ranhuras para evitar escorregões quando estão em movimento. Além disso, eles estão a apenas alguns passos do bufê!

12:00 hs – Ainda comendo

As vacas leiteiras têm acesso a comida e água potável o dia todo, por isso nunca passam fome ou sede. Elas comem cerca de 45 quilos de alimentos e bebem de 30 a 50 litros de água (cerca de uma banheira cheia) todos os dias.

14:00 hs – Relaxando no barracão novamente

Quando as vacas leiteiras não estão comendo, dormindo ou sendo ordenhadas, elas estão ocupadas fazendo estrume. Uma vaca produz cerca de 77 litros (0,077 m3) de estrume por dia – fertilizante natural suficiente para produzir 25,4 kg de milho ou 38,1 kg de tomates. 

15:00 hs – Check-ups

Os produtores de leite ficam de olho em suas vacas para se certificar de que estão felizes e saudáveis. Eles também trabalham junto com os veterinários para cuidar de quaisquer vacas que possam ficar doentes. Se uma vaca ficar doente e o veterinário decidir que ela precisa de antibióticos, ela será transferida para um local separado, onde será monitorada de perto e seu leite será descartado para que nunca seja enviado ao laticínio.

17:00 hs – Ordenha noturna

Uma vaca leiteira média produz cerca de 27 litros de leite por dia – isso é mais de 9.865 de litros por ano! Os produtores de leite trabalham duro para garantir que todo o leite seja seguro e saudável. Na verdade, da fazenda à geladeira, o leite nunca é tocado por mãos humanas!

20:00 hs – Boa noite

Nenhum dia está completo sem um abraço de boa noite e as crianças das fazendas leiteiras ficam mais do que felizes em ajudar a espalhar o amor.

 

Referência: American Dairy Association Mideast

  • Qual devo escolher: Transferidor ou Canalizada?

    Jeferson Luiz Piccoli

    Especialista em Sistemas de Ordenha

    Qual devo escolher: Transferidor ou Canalizada?

  • Por que o número de vacas Jersey vem aumentando na América do Norte?

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Por que o número de vacas Jersey vem aumentando na América do Norte?

  • Veronica continua mostrando porque é uma das maiores vacas Jersey de todos os tempos

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Veronica continua mostrando porque é uma das maiores vacas Jersey de todos os tempos

Proluv
Top