Vacas repetidoras de cio podem comprometer os resultados financeiros da pecuária de leite

Vacas repetidoras de cio podem comprometer os resultados financeiros da pecuária de leite

Infelizmente, todo fazendeiro tem aquela vaca que simplesmente não quer emprenhar. Talvez ela seja cística. Talvez ela tenha um problema de saúde escondido, que não sabemos. Talvez ela esteja apenas envelhecendo. Seja qual for o problema, ela é uma repetidora de cio. E se ela não emprenhar logo, seu tempo de permanência no rebanho será limitado.

De acordo com Alan Ealy, professor de Ciências Animais na Virginia Tech University, repetidoras de cio são categorizadas como novilhas ou vacas que não apresentam distúrbios reprodutivos clinicamente detectáveis, mas não conseguem emprenhar após três inseminações. Esses animais problemáticos também podem ser classificados como "folgados", pois vivem do trabalho árduo de outras vacas produtivas sem dar nada em troca.

“A incidência de repetidoras de cio varia, mas com base em um estudo recente da Universidade de Minnesota, não é incomum que 15 a 25% do rebanho de vacas em lactação sejam assim”, diz Ealy. “Rebanhos com mais de 25% de incidência de repetidoras de cio têm um problema grave, que requer ação imediata.”

Se você consegue pensar em algumas vacas que não estão gestantes, já é hora de avaliar qual pode ser o problema. Ealy recomenda examinar as seguintes áreas:

Genética – Assim como outras características físicas, a genética reprodutiva ruim pode ser transmitida de vaca para vaca. “A consanguinidade é preocupante, mas – infelizmente – o cruzamento entre raças não é necessariamente a resposta”, diz Ealy. Preste atenção às características reprodutivas ao selecionar sêmen para seu futuro rebanho.

Idade – Às vezes, a razão pela qual uma vaca não consegue emprenhar pode ser simplesmente porque ela já passou da idade. Geralmente, bovinos mais velhos têm uma tendência maior a exigir várias tentativas de reprodução.

Culpe o Criador – Embora muitas vezes passemos a culpa para o animal, não é incomum que a razão pela qual ele não pode conceber é nossa própria culpa. “Problemas de sincronização e inseminação artificial podem contribuir para a reprodução repetida”, diz Ealy. “O cumprimento estrito dos protocolos de sincronização de cio e o refinamento no manuseio/descongelamento do sêmen e na técnica de inseminação são o primeiro conjunto de fatores que os produtores devem examinar ao desenvolver um plano para superar o problema de repetidoras de cio.”

Defeitos anatômicos – Embora os defeitos anatômicos sejam difíceis de se detectar, eles geralmente contribuem para diminuir a fertilidade. Isso geralmente é uma preocupação apenas em novilhas. As vacas que já pariram com sucesso geralmente não apresentam distúrbios anatômicos, a menos que tenham passado por um parto difícil.

Embora repetidoras de cio possam ser incrivelmente frustrantes de se lidar, não jogue a chance de emprenharem pela janela ainda. Ealy recomenda as seguintes dicas para ajudar na reprodução de vacas problemáticas.

1. Modifique seu programa de sincronização para matrizes repetidoras de cio. Programas que incluem suplementação de progesterona (uso de implantes vaginais) ou que promovem a produção de progesterona (protocolo de sincronização dupla) são especialmente atraentes, porque ajudarão a garantir que as vacas não ovulem um folículo envelhecido. Alguns estudos também relatam melhorias na taxa de concepção ao usar protocolos em que o GnRH é administrado no momento da inseminação.

2. Se você estiver descartando vacas, considere descartar matrizes que não apresentam cio regular. As vacas que apresentam cio têm maiores taxas de concepção do que aquelas que não apresentam.

3. Tente administrar hCG 7 dias após a inseminação. Isso aumentará as concentrações de progesterona, o que ajuda a manter a gestação.

4. A transferência de embriões é uma abordagem popular para emprenhar vacas repetidoras de cio, uma vez que nos permite contornar falhas de ovulação e perdas embrionárias precoces. Várias empresas oferecem embriões congelados a preços acessíveis. Este esquema é especialmente útil durante os meses de verão.

Se você perceber que tem algumas “vacas folgadas” em seu rebanho, reserve um tempo para consultar seu veterinário e formular um plano reprodutivo para ajudar a evitar que repetidoras de cio comprometam seus resultados financeiros.

 

Fonte: Dairy Herd Management

Traduzido e adaptado pelo Canal do Leite

Disponível em: www.dairyherd.com/news/dairy-production/repeat-breeders-are-repeat-offenders-your-bottomline

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top