Alta de 1,0% no preço do leite pago ao produtor em março

Alta de 1,0% no preço do leite pago ao produtor em março

06 de abril, 2022

Segundo a Scot Consultoria, o preço do leite pago ao produtor em março, que se refere ao volume entregue em fevereiro, subiu no comparativo mensal. As altas nos estados da região Centro-Oeste foram o principal fator de elevação, já que nos demais estados monitorados, o cenário foi de estabilidade à queda.

Considerando a média nacional ponderada dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, a alta foi de 1,0% na comparação mensal. Já, na comparação anual, a referência está 12,7% maior este ano.

Na comparação mensal, o cenário foi de queda na captação de leite em fevereiro. As chuvas escassas na região Sul e em Goiás, além dos altos custos de produção, impactaram a produção leiteira nessas regiões e refletiram no Indicador da média nacional.

Os dados parciais de março indicam recuo na captação nacional, dessa vez puxado pelo cenário de queda geral nas captações nas bacias brasileiras.

Ainda de acordo com a consultoria, para o pagamento a ser realizado em abril, referente à produção entregue em março, a tendência é de estabilidade à alta nos preços do leite pago ao produtor, com 58% dos laticínios pesquisados apontando para a estabilidade, 29% estimando alta e 13% falando em queda.

A tendência de alta se dá em grande parte pela concorrência entre os laticínios pela matéria-prima, observada com a alta dos preços do leite no mercado spot, além dos altos custos de produção das indústrias.

O período final da safra de capim, com algumas regiões já sofrendo com a estiagem de forma antecipada, colabora com o cenário de firmeza nos preços.

Por fim, para o pagamento a ser realizado em maio (produção entregue em abril), a Scot Consultoria vê uma tendência de que os preços fiquem mais firmes.

 

Fonte:  Scot Consultoria

 

  • MP 1314: “REESTRUTURAÇÃO” DE DÍVIDAS PODE ESTAR AUMENTANDO O RISCO DE PERDA DE FAZENDAS NO BRASIL

    Suprema Agro

    Defendemos quem move o Brasil

    MP 1314: “REESTRUTURAÇÃO” DE DÍVIDAS PODE ESTAR AUMENTANDO O RISCO DE PERDA DE FAZENDAS NO BRASIL

  • Período Seco e Período Pré Parto

    Otto Enéas Manosso Júnior

    Zootecnista

    Período Seco e Período Pré Parto

  • A comunicação no agronegócio precisa evoluir

    Maurício Santolin

    Zootecnista

    A comunicação no agronegócio precisa evoluir

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top