Alta de 1,0% no preço do leite pago ao produtor em março

Alta de 1,0% no preço do leite pago ao produtor em março

06 de abril, 2022

Segundo a Scot Consultoria, o preço do leite pago ao produtor em março, que se refere ao volume entregue em fevereiro, subiu no comparativo mensal. As altas nos estados da região Centro-Oeste foram o principal fator de elevação, já que nos demais estados monitorados, o cenário foi de estabilidade à queda.

Considerando a média nacional ponderada dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, a alta foi de 1,0% na comparação mensal. Já, na comparação anual, a referência está 12,7% maior este ano.

Na comparação mensal, o cenário foi de queda na captação de leite em fevereiro. As chuvas escassas na região Sul e em Goiás, além dos altos custos de produção, impactaram a produção leiteira nessas regiões e refletiram no Indicador da média nacional.

Os dados parciais de março indicam recuo na captação nacional, dessa vez puxado pelo cenário de queda geral nas captações nas bacias brasileiras.

Ainda de acordo com a consultoria, para o pagamento a ser realizado em abril, referente à produção entregue em março, a tendência é de estabilidade à alta nos preços do leite pago ao produtor, com 58% dos laticínios pesquisados apontando para a estabilidade, 29% estimando alta e 13% falando em queda.

A tendência de alta se dá em grande parte pela concorrência entre os laticínios pela matéria-prima, observada com a alta dos preços do leite no mercado spot, além dos altos custos de produção das indústrias.

O período final da safra de capim, com algumas regiões já sofrendo com a estiagem de forma antecipada, colabora com o cenário de firmeza nos preços.

Por fim, para o pagamento a ser realizado em maio (produção entregue em abril), a Scot Consultoria vê uma tendência de que os preços fiquem mais firmes.

 

Fonte:  Scot Consultoria

 

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top