Associações Latinas estabelecem parceria estratégica durante o Holstein de Las Americas para impulsionar o setor leiteiro regional

Associações Latinas estabelecem parceria estratégica durante o Holstein de Las Americas para impulsionar o setor leiteiro regional

03 de junho, 2023

As lideranças das associações de criadores de gado leiteiro da América Latina alcançaram um marco histórico durante o renomado congresso Holstein de Las Americas, que aconteceu na Costa Rica entre 29 de maio e 02 de junho. Em reunião estratégica as entidades uniram forças para enfrentar os desafios em comum e impulsionar o desenvolvimento do setor na região.

No segundo dia de evento, movimentado por intensas discussões e apresentações, as associações latinas expuseram as principais questões que afetam suas atividades. A partir dessas exposições, foram identificados pontos de convergência para a criação de uma minuta conjunta, visando fortalecer o relacionamento entre as associações e promover um ambiente propício ao desenvolvimento.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), Armando Rabbers, enfatizou na reunião a importância dessa parceria estratégica para o avanço do setor leiteiro na América Latina. Ao abordar a necessidade de cooperação mútua, Rabbers ressaltou que enfrentar os desafios em conjunto é fundamental para alavancar a produtividade e a competitividade da indústria.

O presidente da Holstein do Uruguai, Mauro Caorsi, aproveitou a oportunidade para convidar todas as associações presentes a participarem do próximo congresso Holstein de Las Americas que ocorrerá no Uruguai em 2025. Esse evento será ainda mais especial, pois celebrará o 80º aniversário da Holstein Uruguai, representando uma oportunidade única para compartilhar conhecimentos e estreitar os laços entre as entidades.

Durante o congresso, a apresentação da ABCBRH chamou atenção pela modernidade e eficiência de seu sistema de associação. O modelo inovador recebeu elogios de especialistas e produtores presentes, destacando o Brasil como um protagonista no setor leiteiro. A associação também liderou os debates para a criação de um projeto de desenvolvimento genético voltado para a América do Sul. A proposta busca estabelecer critérios analíticos diferenciados, considerando a interação genética e o ambiente local. Essa abordagem tem como objetivo principal impulsionar a produção leiteira regional e promover avanços significativos na seleção genética.

Vários países demonstraram interesse em estabelecer relações com o Brasil. O Equador deseja desenvolver parceria para o desenvolvimento de tecnologias voltadas à pecuária leiteira. A Colômbia, por sua vez, vislumbra fomentar os laços comerciais e criar oportunidades de negócios mutuamente benéficas. Já Porto Rico expressou apoio à diversificação e adaptação genética às particularidades locais, perspectiva que ressalta a busca por soluções personalizadas, que atendam às demandas específicas de cada país e resultem em uma produção leiteira mais sustentável e eficiente.

O Superintendente da ABCBRH, Timotheo Silveira, evidenciou a importância do intercâmbio de tecnologias entre os países latino-americanos. Silveira destacou a necessidade de desenvolver ferramentas e softwares avançados para coleta e análise de dados, enfatizando que o compartilhamento de conhecimentos e experiências é fundamental para a evolução do setor.

A parceria estabelecida entre as associações latinas durante o Holstein de Las Americas representa um marco significativo para o setor leiteiro da América Latina. Essa união estratégica promete estimular a inovação, a produtividade e a sustentabilidade e consolidar a posição da região como um relevante polo na produção de leite a nível global.

 

Claudia Geisler Ribeiro

Comunicação ABCBRH 

 

Fonte: ABCBRH 

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top