CEPEA: Elevada disponibilidade interna de lácteos mantém em queda preço ao produtor

CEPEA: Elevada disponibilidade interna de lácteos mantém em queda preço ao produtor

28 de outubro, 2023

O preço médio do leite cru captado por laticínios em agosto registou a quarta queda mensal consecutiva, recuando 6,8% frente a julho e passando para R$ 2,25/litro na “Média Brasil” líquida, conforme levantamento do Cepea.

Esse valor é 29,4% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, em termos reais. Com esse resultado, o preço do leite acumula queda real de 13,6% desde o início deste ano (valores deflacionados pelo IPCA de agosto/23). Apesar do forte recuo, o movimento de queda do leite ao produtor ainda pode persistir em setembro. Segundo o Cepea, a diminuição pode ser entre 5% e 10% na Média Brasil líquida do leite captado em setembro.

Os fatores que sustentam a desvalorização do leite ao produtor continuam sendo o aumento da disponibilidade interna de lácteos, a qual se explica, por sua vez, pelo crescimento da produção nacional e pelas importações ainda em patamares elevados.

O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea aumentou 3,2% de julho para agosto, sustentado pela melhora nos custos de produção em 2023 frente a 2022. A expectativa é que a captação continue em alta em setembro – ainda influenciada por investimentos realizados no segundo trimestre – o que pode seguir pressionando as cotações.

Porém, é importante destacar que esse contexto tem mudado. Desde julho, a retração no preço do leite supera a desvalorização do milho, diminuindo, portanto, o poder de compra do pecuarista frente a este importante insumo. Conforme o Cepea, o Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira na “Média Brasil” registrou a segunda alta consecutiva em setembro. Esse cenário desperta preocupações para o setor, tendo em vista que a progressiva perda na margem do produtor pode diminuir os investimentos na atividade neste curto prazo.

Ainda assim, o movimento baixista pode permanecer em setembro, em decorrência da disponibilidade interna elevada. Mesmo com o recuo de 21,8% das importações em setembro, as compras externas somaram 1,6 bilhão de litros em equivalente leite no acumulado do ano. Este volume é 90,4% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

Com maior oferta de lácteos e consumo doméstico muito sensível ao preço, os estoques de derivados nas indústrias e canais de distribuição cresceram em setembro. Com isso, os preços do UHT, da muçarela e do leite em pó fracionado negociados entre laticínios e canais de distribuição no estado de São Paulo caíram 6,3%, 2,3% e 4,2% frente a agosto. Essa queda no mercado de derivados em setembro deve ser transmitida ao produtor no preço do leite captado naquele mês.

 

Fonte: CEPEA – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada

  • Expoleite 2024

    Expoleite 2024

    A 50ª edição da Expoleite, realizada pela Capal Cooperativa Agroindustrial em Arapoti, Paraná, foi um marco extraordinário para a pecuária leiteira no Brasil. De 11 a 13 de julho de 2024, produtores, criadores e entusiastas do gado Holandês reuniram-se para celebrar não apenas o evento, mas também a qualidade excepcional dos exemplares apresentados.

  • Feagro 2024 apresentou genética de qualidade na Raça Jersey

    Feagro 2024 apresentou genética de qualidade na Raça Jersey

    A Feagro 2024 chegou ao fim em Braço do Norte/SC, deixando um legado de inovação e excelência na pecuária leiteira brasileira. Realizada no Parque de Exposições Huberto Oenning de 11 a 14 de julho, a exposição reuniu criadores, especialistas e entusiastas do setor para celebrar o melhor da genética e produtividade do gado leiteiro nacional.

  • Custo de produção de leite volta a subir em junho

    Custo de produção de leite volta a subir em junho

    Nos últimos doze meses, o custo de produção de leite cresceu 1,6%.

  • A vaca perfeita...

    Maurício Santolin

    Zootecnista

    A vaca perfeita...

  • Os Desafios do Produtor de Leite no Brasil

    Maurício Santolin

    Zootecnista

    Os Desafios do Produtor de Leite no Brasil

  • Oportunidades para o gado Jersey no mercado de corte (beef-on-dairy)

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Oportunidades para o gado Jersey no mercado de corte (beef-on-dairy)

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top