Como os cursos de inseminação artificial podem ajudar a produção de leite
24 de abril, 2023
Em outubro de 2022 a produtora Jessica Klauss estava finalizando o curso de Inseminação Artificial do SENAR-PR. Assim ela pôde melhorar a mão de obra na propriedade leiteira que administra em Santa Izabel do Oeste, no Sudoeste do Paraná.
“Como eu já tinha o material para inseminação, às vezes até arriscava para não perder o cio da vaca, mas era bem difícil sem a orientação de um profissional”, conta Jessica em entrevista. Após a finalização do curso a realidade da produtora mudou, podendo assim colocar os conhecimentos adquiridos em prática.
Um dos principais motivos que fez Jessica se inscrever para o curso foi por conta da falta de médicos veterinários que se encontravam disponíveis para atendimento. “Foram várias situações que a gente marcava e não tinha veterinário para nos atender, ou ele atrasava”, é comentado por ela também.
A partir da quarta vez em diante, 21 das vacas inseminadas, 11 delas já tinham a prenhez confirmada. “Algumas precisei fazer a inseminação mais de uma vez, mas a maioria consegui de primeira”, afirma ela.
Além disso, a produtora participou de uma turma composta somente por mulheres, por conta do Outubro Rosa. “A gente se sente mais à vontade para dialogar com outras mulheres, compartilhando experiências e tirando dúvidas”, resume ela.
Texto adaptado do SENAR.
Saiba mais em:
cnabrasil.org.br/noticias/curso-de-inseminacao-artificial-auxilia-produtora-de-leite