Conseleite-PR sinaliza recuperação no preço dos lácteos

Conseleite-PR sinaliza recuperação no preço dos lácteos

30 de março, 2021

Após quedas consecutivas no início deste ano, o setor de lácteos começou a esboçar uma reação em março. As indústrias reduziram as apostas no queijo muçarela, que vinha em franca desvalorização, voltando sua produção para outros derivados que estavam com melhor desempenho no mercado. A projeção é que o valor de referência do leite padrão – usado como base na negociação entre produtores e indústria – avance 1,78%, chegando a R$ 1,6045/litro. Isso foi discutido na última reunião do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Paraná (Conseleite-PR), realizada no dia 23/03, por videoconferência.

Uma das chaves para a recuperação dos preços foi a mudança no mix de comercialização dos lácteos. Em dezembro, a muçarela respondia por mais de 50% dos produtos comercializados. Com seu preço despencando mês a mês, as indústrias reduziram a produção deste item, de modo que a participação da muçarela caiu para 43,7% do mix. Por outro lado, além do leite spot (comercializado entre as indústrias), produtos como UHT e leite em pó – que estavam com preços em valorização – ganharam espaço.

“Esse comportamento de mercado fez com que os sinais se tornassem positivos para praticamente todos os produtos. Se o setor vende mais um produto que tem maior capacidade de pagamento, isso colabora com o valor de referência”, disse a professora Vânia Guimarães, uma das responsáveis pelo levantamento. Segundo ela, a reação dos produtos lácteos ocorreu principalmente ao longo das duas últimas semanas. “Isso nos sinaliza que, talvez, possamos ter valores ascendentes nos próximos meses”, acrescentou.

Para os dois produtos mais comercializados (muçarela e UHT), o comportamento foi semelhante: o preço médio de ambos sofreu uma queda acentuada em fevereiro, mas demonstrou tendência de recuperação em março. No caso do UHT, a alta recente fez com que o produto superasse o patamar que estava em janeiro. Quanto à muçarela, apesar da reação expressiva, o preço ainda está bem abaixo dos verificados nos meses anteriores.

Após sofrer desvalorização de 2,11% em fevereiro, o leite spot teve alta de 4,84% na parcial de março. O leite em pó, por sua vez, tem cenário positivo graças a supervalorização do produto no mercado internacional, o que deve trazer impactos nos preços do derivado aqui o Brasil.

“Para os próximos meses, temos que considerar um outro fator, que é a nova entrada do auxílio emergencial, que vem em valor menor ao pago no ano passado. Vamos ver o que isso impacta no mercado de lácteos”, disse o presidente do Conseleite-PR, Ronei Volpi, que representa a FAEP no colegiado.

 

Fonte: Agro em Dia

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top