Custo de produção de leite registra aumento de 1,37% em setembro

Custo de produção de leite registra aumento de 1,37% em setembro

20 de outubro, 2021

Produzir leite em setembro foi 1,37% mais caro, quando comparado ao mês anterior, segundo o Índice de Custos de Produção de Leite – ICPLeite, calculado pela Embrapa Gado de Leite. O grupo Qualidade do leite foi o que apresentou a maior variação – 4,94%, refletindo os aumentos expressivos nos preços de alguns itens necessários para a limpeza da ordenha. Em seguida, com aumento de 2,98%, o preço da ração concentrada pressionou a inflação do grupo Alimentação concentrada. Os demais grupos apresentaram aumentos abaixo da verificada no indicador: Energia e combustível variou 0,77%, Produção e compra de volumosos, 0,60%, Sanidade, 0,49% e Sal mineral, 0,06%. Reprodução não sofreu alteração e o grupo Mão de obra apresentou deflação de -0,91%. O resumo dos dados encontra-se na Tabela 1.

O terceiro trimestre do ano acumulou alta de praticamente 20%. Os grupos referentes à alimentação e suplementação do rebanho continuam liderando o ranking de inflação. Produção e compra de volumosos acumulou 42,57%; Sal mineral, 24,46% e Alimentação concentrada, 20,33%. A variação acumulada do grupo Energia e combustível ficou próxima a do indicador, 18,19%. Os dados encontram-se na Tabela 2.

Já o acumulado de doze meses do ICPLeite/Embrapa foi de 33,93%%, reduzindo quase 6 pontos percentuais em relação ao acumulado do mês anterior. Isso é devido, principalmente, à variação acumulada do grupo Alimentação concentrada de 48,71% que embora ainda esteja alta, caiu 12 pontos percentuais comparada ao acumulado do período anterior. O grupo Produção e compra de volumosos apresentou maior variação, 57,90%, diminuindo também em relação ao mês anterior. A inflação acumulada do grupo Sal mineral foi de 28,04%, permanecendo praticamente inalterada. Os dados encontram-se na Tabela 3.

 

Fonte: CILeite - Centro de Inteligência do Leite / Embrapa

Disponível em: www.cileite.com.br/sites/default/files/ICPLeite_Setembro_2021.pdf

 

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top