Produtores já começam a descartar leite por causa da dificuldade de vender produtos lácteos

Produtores já começam a descartar leite por causa da dificuldade de vender produtos lácteos

26 de março, 2020

Devido aos problemas causados pelo novo coronavírus, cooperativas e laticínios de todo o país estão com dificuldades para vender lácteos de validade mais curta, principalmente queijos. Diante do fechamento de restaurantes, bares e lanchonetes, a distribuição desses produtos já começa a ser afetada.

Além disso, há também o fechamento de estradas em estados produtores importantes, como o Rio Grande do Sul, que ainda não atendeu o Decreto Federal 10.282. Isso faz com que os produtores tenham que descartar leite, conforme informado pela ABRALEITE, a Associação Brasileira dos Produtores de Leite.

Além das dificuldades com o transporte do leite, há também problemas com o funcionamento de casas agropecuárias que revendem insumos importantes na produção de leite, como rações e medicamentos. Para solucionar isso, Geraldo Borges, o presidente da entidade, afirma: "O que temos feito é no sentido que o decreto federal seja cumprido em todos os estados e municípios porque alimentação é prioritário”.

Muitos laticínios e cooperativas no país estão enfrentando o desafio de vender produtos de validade curta, como o queijo. Por outro lado, a busca por lácteos de maior duração, como o leite UHT e em pó, está aumentando. “Nós vamos enfrentando esse problema no Brasil inteiro, trabalhando junto com diretores, conselheiros representantes estaduais, associados e a ministra Tereza Cristina, quando estamos falando com vários parlamentares, governadores e prefeitos para que em cada estado e município a situação se normalize e que não exista nenhuma restrição quanto ao transporte de insumos para as propriedades produtoras e indústrias, matéria prima para as indústrias, produto acabado para o comércio e até as casas das pessoas. Também para que indústrias e casas agroveterinárias  funcionem garantindo o abastecimento”, completa Borges.

 

Fonte: Canal Rural

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top