Produtores já começam a descartar leite por causa da dificuldade de vender produtos lácteos

Produtores já começam a descartar leite por causa da dificuldade de vender produtos lácteos

26 de março, 2020

Devido aos problemas causados pelo novo coronavírus, cooperativas e laticínios de todo o país estão com dificuldades para vender lácteos de validade mais curta, principalmente queijos. Diante do fechamento de restaurantes, bares e lanchonetes, a distribuição desses produtos já começa a ser afetada.

Além disso, há também o fechamento de estradas em estados produtores importantes, como o Rio Grande do Sul, que ainda não atendeu o Decreto Federal 10.282. Isso faz com que os produtores tenham que descartar leite, conforme informado pela ABRALEITE, a Associação Brasileira dos Produtores de Leite.

Além das dificuldades com o transporte do leite, há também problemas com o funcionamento de casas agropecuárias que revendem insumos importantes na produção de leite, como rações e medicamentos. Para solucionar isso, Geraldo Borges, o presidente da entidade, afirma: "O que temos feito é no sentido que o decreto federal seja cumprido em todos os estados e municípios porque alimentação é prioritário”.

Muitos laticínios e cooperativas no país estão enfrentando o desafio de vender produtos de validade curta, como o queijo. Por outro lado, a busca por lácteos de maior duração, como o leite UHT e em pó, está aumentando. “Nós vamos enfrentando esse problema no Brasil inteiro, trabalhando junto com diretores, conselheiros representantes estaduais, associados e a ministra Tereza Cristina, quando estamos falando com vários parlamentares, governadores e prefeitos para que em cada estado e município a situação se normalize e que não exista nenhuma restrição quanto ao transporte de insumos para as propriedades produtoras e indústrias, matéria prima para as indústrias, produto acabado para o comércio e até as casas das pessoas. Também para que indústrias e casas agroveterinárias  funcionem garantindo o abastecimento”, completa Borges.

 

Fonte: Canal Rural

  • HIBRITE: a vaca Jersey que mais produziu leite no mundo

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    HIBRITE: a vaca Jersey que mais produziu leite no mundo

  • Os cuidados com a anotação de dados e os impactos na avaliação genética

    Victor Breno Pedrosa

    Zootecnista, Prof. Dr. de Melhoramento Animal e Estatística

    Os cuidados com a anotação de dados e os impactos na avaliação genética

  • A importância do uso da “Ração Total Misturada” (TMR)

    João Ricardo Alves Pereira

    Zootecnista, Doutor em Nutrição Animal e Pastagens

    A importância do uso da “Ração Total Misturada” (TMR)

Proluv
Top