Embrapa: alta do custo de produção de leite registrou alta de 2,67% em outubro

Embrapa: alta do custo de produção de leite registrou alta de 2,67% em outubro

15 de novembro, 2021

Em outubro, a inflação do custo de produção foi 2,67%, segundo o Índice de Custos de Produção de Leite (ICPLeite), calculado pela Embrapa Gado de Leite. A limitação das exportações de adubos e fertilizantes imposta pela Rússia, limitou ainda mais a oferta desses insumos, disparando seus preços. Isso somado ao aumento dos combustíveis, levou o grupo “Produção e compra de volumosos” a apresentar a maior inflação dentre os grupos que compõem o indicador, 9,45%. Em segundo lugar, o grupo “Energia e combustíveis” variou 6,60%, apresentando aumento de preços de todos os seus itens. Outros três grupos apresentaram inflações em menor intensidade. “Qualidade do leite” aumentou 1,56%, “Sanidade”, 0,51% e “Alimentação concentrada”, 0,30%. Os grupos “Mão de obra” e “Reprodução” não apresentaram variação e o grupo “Sal mineral” foi o único a apresentar deflação, variando -0,06%. O resumo dos dados encontra-se na Tabela 1.

Em dez meses, o ICPLeite/Embrapa acumulou alta de 23,20%. A variação acumulada pelo grupo “Produção e compra de volumosos” foi praticamente o dobro da variação do indicador. Em seguida, “Sal mineral” e “Energia e combustível” também acumularam variações superiores a do índice: 24,38% e 24,17%, respectivamente. Os dados encontram-se na Tabela 2.

A inflação acumulada em doze meses do ICPLeite/Embrapa foi de 34,55%, voltando a subir após um mês de queda. “Produção e compra de volumosos” liderou este ranking, acumulando em um ano variação de 67,89%. Isso representa um aumentando em 10% em relação ao acumulado anterior. Já a variação do grupo “Alimentação concentrada”, cedeu 4,9% em relação ao período anterior, apresentando 43,81%. O mesmo ocorreu com o grupo “Sal mineral” cuja variação cedeu 3%, apresentando em outubro inflação de 24,85% contra 28,04% em setembro. Os dados encontram-se na Tabela 3.

 

Fonte: Embrapa Gado de Leite

Disponível em: www.cileite.com.br/sites/default/files/ICPLeite_Outubro_2021.pdf

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top