Embrapa coloca em operação primeiro sistema de produção de leite em “Compost barn” destinado à pesquisa

Embrapa coloca em operação primeiro sistema de produção de leite em “Compost barn” destinado à pesquisa

13 de março, 2020

O campo experimental da Embrapa Gado de Leite passará a contar com um sistema de produção intensiva de leite em Compost barn – estábulo cuja principal característica é possuir uma ‘cama’ de material orgânico que realiza a compostagem das fezes e urina dos animais e proporciona maior conforto. A inauguração do sistema ocorreu na última quinta-feira (12/03/20), em Coronel Pacheco-MG, município próximo a Juiz de Fora, onde está localizada a sede da Embrapa Gado de Leite. Entre as presenças confirmadas do evento estavam o presidente da Embrapa, Celso Moretti, e dirigentes de entidades do setor.

Conforto animal 

O Compost Barn da Embrapa leva o nome de “Vacas e Pessoas Felizes”. "Um animal feliz é bem alimentado, sadio, está num ambiente agradável e é bem tratado", explica o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins. Segundo o chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da unidade, Pedro Arcuri, além de promover o bem-estar animal, devido a um ambiente seco e climatizado, também proporciona uma rotina de trabalho mais confortável para produtor e empregados. 

“Há muita tecnologia embarcada no sistema que a Embrapa está entregando. Câmeras e diversos sensores monitoram todo o ambiente, fornecendo informações sobre a temperatura, a atividade das vacas, iluminação etc. Nosso foco será a produção de conhecimento”. Tudo isso, segundo Arcuri, favorece o trabalho dos profissionais envolvidos e facilita a tomada de decisão do produtor.

A adoção do Compost Barn tem crescido entre os produtores nacionais. Já são mais de dois mil em funcionamento, mas há poucos resultados de pesquisa sobre a tecnologia. O sistema Embrapa tem capacidade para receber 100 vacas das raças Holandês e Girolando, além de um composto convencional para recria. Segundo Arcuri, a estrutura será fonte de pesquisas, gerando indicadores sobre a sua utilização em ambiente tropical, preenchendo uma importante lacuna.

Parcerias

A Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) é parceira no sistema de produção intensiva de leite da Embrapa. Agora, a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) também se torna parceira e será dado início à avaliação genômica, o que irá impactar a predição de animais da raça e também da raça Girolando. Para que este Compost Barn se tornasse realidade, a instituição também contou com uma série de outros parceiros, entre eles empresas como a Microsoft e a TIM e três startups que participaram do Desafio de Startups do Ideas for Milk, provido pela instituição: Cowmed, Onfarm e Bionexus.

  

Fonte: EMBRAPA

Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/50640699/embrapa-coloca-em-operacao-primeiro-sistema-de-producao-de-leite-em-compost-barn-destinado-a-pesquisa?fbclid=IwAR2NOHQvwFwDh_BYTljY85Qf_lKQmtY5VyFL6R60_17Pya-wBDA0MSMYH6Q

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top