Embrapa: Custo de Produção de Leite cresce 2,4% em janeiro

Embrapa: Custo de Produção de Leite cresce 2,4% em janeiro

15 de fevereiro, 2022

Após desaceleração no crescimento dos custos de produção do leite no último trimestre de 2021, o primeiro mês do ano apresentou crescimento da inflação, desta vez puxada pelo reajuste da mão-de-obra. Em janeiro, o ICPLeite/Embrapa cresceu 2,4%. No acumulado em doze meses, a inflação dos custos de produção atingiu 25,4%, ultrapassando a inflação acumulada em dezembro de 2021.

A retomada da aceleração inflacionária

O custo de produção de leite vinha apresentando desaceleração no crescimento dos preços de insumos e serviços usados para a produção de leite a partir de outubro de 2021. Mas, esta tendência foi interrompida em janeiro e os custos de produção subiram 2,4% conforme o Gráfico 1.

O principal grupo responsável pelo crescimento de custos em janeiro foi "Mão de obra", cujos salários tiveram reajuste anual por força de lei. Todos os demais grupos apresentaram variações menores que o ICPLeite/Embrapa, incluindo os grupos de alimentação, recordistas de aumento de 2021. Em janeiro, os preços do grupo "Concentrado" variaram 1,1%, "Volumosos" 0,3% e "Minerais" registrou queda de -0,1%. Os demais grupos que compõem o ICPLeite/Embrapa registraram variações próximas de zero e pouco impactaram os custos no mês, conforme Gráfico 2.

Nos últimos doze meses, o ICPLeite/Embrapa acumulou um crescimento de custos de 25,4%, com destaques para o grupo "Volumosos", que teve os custos alterados em 71,4%, em função da variação dos preços dos adubos e defensivos. O grupo "Minerais" registrou a segunda maior alta, com taxa anual acumulada em 46,6%, seguido por "Energia" e "Combustível" (25,1%). Os grupos "Concentrado" e "Mão de Obra", dois itens de peso expressivo no cálculo do ICPleite/Embrapa, tiveram variação anual de 16,1% e 6,2%. "Qualidade do Leite" e "Sanidade" e "Reprodução" acumularam respectivamente variações de 8,7% e 5,6%.

Fonte: CILeite/Embrapa

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top