Embrapa: Custo de Produção de Leite cresce 2,4% em janeiro

Embrapa: Custo de Produção de Leite cresce 2,4% em janeiro

15 de fevereiro, 2022

Após desaceleração no crescimento dos custos de produção do leite no último trimestre de 2021, o primeiro mês do ano apresentou crescimento da inflação, desta vez puxada pelo reajuste da mão-de-obra. Em janeiro, o ICPLeite/Embrapa cresceu 2,4%. No acumulado em doze meses, a inflação dos custos de produção atingiu 25,4%, ultrapassando a inflação acumulada em dezembro de 2021.

A retomada da aceleração inflacionária

O custo de produção de leite vinha apresentando desaceleração no crescimento dos preços de insumos e serviços usados para a produção de leite a partir de outubro de 2021. Mas, esta tendência foi interrompida em janeiro e os custos de produção subiram 2,4% conforme o Gráfico 1.

O principal grupo responsável pelo crescimento de custos em janeiro foi "Mão de obra", cujos salários tiveram reajuste anual por força de lei. Todos os demais grupos apresentaram variações menores que o ICPLeite/Embrapa, incluindo os grupos de alimentação, recordistas de aumento de 2021. Em janeiro, os preços do grupo "Concentrado" variaram 1,1%, "Volumosos" 0,3% e "Minerais" registrou queda de -0,1%. Os demais grupos que compõem o ICPLeite/Embrapa registraram variações próximas de zero e pouco impactaram os custos no mês, conforme Gráfico 2.

Nos últimos doze meses, o ICPLeite/Embrapa acumulou um crescimento de custos de 25,4%, com destaques para o grupo "Volumosos", que teve os custos alterados em 71,4%, em função da variação dos preços dos adubos e defensivos. O grupo "Minerais" registrou a segunda maior alta, com taxa anual acumulada em 46,6%, seguido por "Energia" e "Combustível" (25,1%). Os grupos "Concentrado" e "Mão de Obra", dois itens de peso expressivo no cálculo do ICPleite/Embrapa, tiveram variação anual de 16,1% e 6,2%. "Qualidade do Leite" e "Sanidade" e "Reprodução" acumularam respectivamente variações de 8,7% e 5,6%.

Fonte: CILeite/Embrapa

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top