EMBRAPA: Custo de produção de leite registra alta de 1% em fevereiro
11 de março, 2022
A inflação do leite desacelerou no último mês. Em fevereiro, o ICPLeite/Embrapa atingiu 1,0%. No acumulado de 12 meses, a inflação também desacelerou e atingiu 22,1%, o menor valor desde novembro de 2020.
A volatilidade dos preços
Nos últimos meses, apesar de sempre positiva, a variação dos custos de produção não apresentou um padrão, ora acelerando, ora desacelerando. Em dezembro de 2021, O ICPLeite/Embrapa registrou seu menor valor (0,4%), crescendo com maior intensidade em janeiro (2,4%) e voltando a desacelerar em fevereiro, quando registrou variação de 1%. (Gráfico 1).
A maior variação de fevereiro foi verificada no grupo "Minerais", com alta de 4,6%. Entretanto, o grupo "Concentrado" - que variou 3,0% e possui maior peso na formação do índice - foi o que mais contribuiu para a inflação verificada no mês. "Mão de obra" apresentou aumento de 1,2%. Já, o grupo "Volumosos" apresentou deflação, -2,5%, contribuindo para conter a variação do indicador. Os demais grupos que compõem o ICPLeite/Embrapa registraram variações próximas de zero e pouco impactaram os custos no mês (Gráfico 2).
Nos últimos doze meses o ICPLeite/Embrapa acumulou um crescimento de 22,1%, com destaque para o grupo "Volumosos", que atingiu 56,4%, em função da variação dos preços dos adubos e defensivos. O grupo "Minerais" registrou a segunda maior alta, com taxa anual acumulada em 53,2%, seguido por "Energia e combustível" (22,4%). Os grupos "Concentrado" e "Mão de obra" - dois itens de peso expressivo no cálculo do ICPleite/Embrapa - tiveram variação anual de 14,3% e 7,5%. "Sanidade e reprodução" e "Qualidade do leite" acumularam respectivamente variações de 5,7% e 0,8%.
Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)