Embrapa: Custo de produção de leite tem alta de 0,3% em setembro

Embrapa: Custo de produção de leite tem alta de 0,3% em setembro

16 de outubro, 2023

Em setembro, o custo de produção de leite cresceu 0,3%, de acordo com o ICPLeite/Embrapa. A produção de “Volumosos” foi o grupo de insumos e serviços que mais impactou o índice em setembro, puxado pela variação do segmento adubos.

Mas, foi o óleo diesel usado na operação de produção de volumosos o item que impactou este grupo com mais intensidade, registrando variação de 11,1%. Por sinal, o grupo “Energia e combustível”, que considera o consumo em todas as operações, também impactou a inflação de custos no mês, com elevação de 0,7%.

Por outro lado, três grupos apresentaram deflação. O grupo “Qualidade do leite” registrou variação de -0,9%, “Minerais” -0,3% e “Sanidade e reprodução” -0,2%. A deflação registrada nestes grupos, embora tenham pesos relativos restritos, se somou à constância nos preços verificada em dois grupos relevantes no cálculo da inflação de custos, o de "Concentrados" e o de "Mão-de-obra" levando a este resultado de pequena variação do ICPLeite/Embrapa em setembro. Os dados obtidos são apresentados no Gráfico 1.

O acumulado do ano manteve a tendência de deflação. O ICPLeite/Embrapa teve expressiva queda de -4,2%. Os itens responsáveis por este resultado foram aqueles relacionados a alimentação. As quedas acumuladas nos grupos “Concentrado”, “Minerais” e “Volumosos” foram muito expressivas. Isso se somou aos pesos relativos elevados de cada um destes grupos no cálculo do ICPLeite/Embrapa.

Por outro lado, o grupo com maior variação acumulada no ano foi o de “Energia e combustível”, seguido de “Qualidade do leite” e “Mão-de-obra”, todos com variação positiva na casa dos dois dígitos. O grupo “Sanidade e reprodução” também apresentou variação elevada. Os dados de variação acumulada nos três trimestres do ano, por grupo de custo de produção, são apresentados no Gráfico 2.

Em doze meses, o ICPLeite/Embrapa apresentou uma deflação de –6,4%. “Volumosos”, “Concentrado” e “Minerais”, os três grupos que compõem a alimentação do rebanho, tiveram retração acumulada de custos de dois dígitos. Os demais quatro grupos registraram inflação, sendo que três grupos acumularam variação de dois dígitos, com destaque para “Qualidade do leite” e “Energia e Combustível”. Mesmo registrando elevação de preços, os quatro grupos não causaram impacto suficiente para reverter o resultado de deflação. Os dados são apresentados no Gráfico 3.

A dissipação do quadro de instabilidade causado pela guerra entre Ucrânia e Rússia e os ajustes das expectativas dos agentes do mercado quanto às suas consequências refletiram diretamente no ICPLeite/Embrapa. O Gráfico 4 mostra a tendência de queda no custo de produção de leite ao longo de doze meses, dos quais em oito se verificou deflação.

 

Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)

 

  • Expoleite 2024

    Expoleite 2024

    A 50ª edição da Expoleite, realizada pela Capal Cooperativa Agroindustrial em Arapoti, Paraná, foi um marco extraordinário para a pecuária leiteira no Brasil. De 11 a 13 de julho de 2024, produtores, criadores e entusiastas do gado Holandês reuniram-se para celebrar não apenas o evento, mas também a qualidade excepcional dos exemplares apresentados.

  • Feagro 2024 apresentou genética de qualidade na Raça Jersey

    Feagro 2024 apresentou genética de qualidade na Raça Jersey

    A Feagro 2024 chegou ao fim em Braço do Norte/SC, deixando um legado de inovação e excelência na pecuária leiteira brasileira. Realizada no Parque de Exposições Huberto Oenning de 11 a 14 de julho, a exposição reuniu criadores, especialistas e entusiastas do setor para celebrar o melhor da genética e produtividade do gado leiteiro nacional.

  • Custo de produção de leite volta a subir em junho

    Custo de produção de leite volta a subir em junho

    Nos últimos doze meses, o custo de produção de leite cresceu 1,6%.

  • A vaca perfeita...

    Maurício Santolin

    Zootecnista

    A vaca perfeita...

  • Os Desafios do Produtor de Leite no Brasil

    Maurício Santolin

    Zootecnista

    Os Desafios do Produtor de Leite no Brasil

  • Oportunidades para o gado Jersey no mercado de corte (beef-on-dairy)

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Oportunidades para o gado Jersey no mercado de corte (beef-on-dairy)

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top