Embrapa e CBMG² lançam 22º Sumário de Touros e Matrizes da raça Guzerá

Embrapa e CBMG² lançam 22º Sumário de Touros e Matrizes da raça Guzerá

11 de julho, 2021

A equipe do PNMGuL (Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá Para Leite) apresentou, no dia 7 de julho, o 22º Sumário de Touros e Matrizes da Raça Guzerá. O evento teve início com a fala do chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, saudando os pesquisadores e produtores envolvidos. “A raça avançou muito nestas quase três décadas e que há muito a avançar”, afirmou ele.

Depois, Frank Ângelo Tomita Bruneli – pesquisador da Embrapa Gado de Leite – iniciou a apresentação do Sumário, homenageando criadores e profissionais envolvidos no programa que faleceram recentemente, entre eles o também pesquisador da Embrapa, Fernando Madalena.

Segundo Bruneli, desde o princípio do Programa, a raça Guzerá vem tendo progresso genético tanto em relação aos machos quanto às fêmeas. O pesquisador fez um breve relato das informações contidas na publicação, como produção de leite, idade ao primeiro parto e eficiência na produção de leite para touros e matrizes, além de relacionar os novos touros incluídos no Sumário 2021.

Um dos destaques do Sumário, para os toutos, foi o mérito genético para a produção de leite e sólidos (gordura, proteína e sólidos totais) e a reação ao ambiente produtivo, uma avaliação que considera a interação entre genótipo e ambiente sobre o desempenho das filhas dos touros.

Quanto ao mérito genético de matrizes Guzerá, Bruneli destacou que no Sumário são apresentadas apenas as que obtiveram DEP acima de 300 kg de leite, com confiabilidade acima de 60%. Muitos criadores selecionam dentre essas fêmeas as que serão doadoras de embriões, devido ao potencial genético e mercadológico que apresentam.

Nesse ano de 2021, o PNMGuL ultrapassou a marca de 760 touros provados e publicados no Sumário. Com essa ferramenta em mãos, o produtor rural dispõe de uma ampla variedade de reprodutores para incrementar o desempenho de seu rebanho para uma ou mais características, dentre as 23 disponíveis no documento. E o Programa segue na busca por novos fenótipos e metodologias modernas que trarão benefícios à cadeia produtiva do leite.

Há ainda uma série de informações a respeito da raça contidas na publicação. Desde o ano passado, o Sumário da raça Guzerá vem sendo disponibilizado em 3 idiomas (português, espanhol e inglês) o que , segundo o pesquisador, amplia o alcance da publicação e contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em outros países tropicais que também utilizam o sêmen exportado do Guzerá.

A live de lançamento do Sumário de Touros e Matrizes Guzerá pode ser vista aqui: http://www.youtube.com/watch?v=quxMkeV3z3w.

Os interessados poderão acessar a versão digital do sumário pelos sites dos links abaixo:

https://www.inforteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/

https://www.cbmgguzera.com.br/sumariospnmgul/sumarios.html

 

Fonte: Embrapa Gado de Leite

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top