Embrapa Gado de Leite agora chefiada por uma mulher

Embrapa Gado de Leite agora chefiada por uma mulher

04 de setembro, 2021

A Embrapa Gado de Leite tem novo comando e, pela primeira vez, a coordenação é de uma mulher. Elizabeth Nogueira Fernandes, pesquisadora da Embrapa desde 1994, vai substituir Paulo do Carmo Martins, o qual estava à frente da unidade desde 2014.

Elizabeth Fernandes tomou posse na última quinta-feira (2). Ela é graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), tem mestrado e doutorado em Ciência Florestal pela mesma instituição e pós-doutorado em Economia do Meio Ambiente pela Unicamp.

A nova presidente ressaltou a importância social e econômica da cadeia produtiva do leite para o Brasil e expôs seu plano de trabalho como chefe-geral, baseado em 3 eixos: desenvolvimento; gestão de pesquisa, desenvolvimento e inovação; e visão estratégica de inovação e negócios.

Os destaques elencados por ela são:

– Mapear competências e valorizar pessoas para formação de um time de alta performance;

– Estabelecer processo de priorização de temas estratégicos de PD&I de forma a alinhar pessoas e organizações às diretrizes estabelecidas;

– Estabelecer estratégias direcionadas para a prospecção e captação ativa de recursos;

– Estimular pesquisas compartilhadas para a geração de soluções de inovação;

– Fortalecer e direcionar ações com visão de negócio e atração de parcerias visando ampliar as fronteiras físicas de atuação da unidade;

– Estruturar processo de gestão e comunicação do portfólio de ativos para melhor posicionamento mercadológico.

Tomaram posse junto com Elizabeth Fernandes os chefes-adjuntos de Administração, Adriana Façanha; de Pesquisa & Desenvolvimento, Marco Antônio Machado; e de Transferência de Tecnologia, Dênis Rocha. A cerimônia de posse foi transmitida ao vivo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Y13_yY2r57o.

Meritocracia

Em seu pronunciamento durante a posse, Celso Moretti Moretti – presidente da Embrapa – ressaltou a meritocracia no processo de seleção dos chefes-gerais da Embrapa, parabenizando a nova gestora, que concorreu com outros dois candidatos de altíssimo nível, em uma seleção pública e transparente.

Paulo Martins, por sua vez, fez um resgate do tempo em que esteve à frente da unidade, contribuindo com a transformação digital do setor por meio de ações como o "Ideas for Milk", residência zootécnica digital e a criação do "Silo de Inovação Aberta".

Tanto ele quanto Moretti afirmaram que o modelo ESG (traduzido do inglês Governança Ambiental, Social e Corporativa) veio para ficar e que a sustentabilidade marca a terceira revolução agrícola pela qual o mundo está passando. “A agricultura de baixo carbono já é uma realidade”, destacou Moretti.

Homenagem da Abraleite

Na despedida do Ex-presidente, Paulo do Carmo Martins, a Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE) fez um ofício pelos serviços prestados à cadeia produtiva do leite no Brasil.

"Esteja certo de que não foram em vão tantos e dedicados esforços e, em nome dessa enorme e importante família de produtores de leite do Brasil e seus numerosos parceiros, aceite nossos mais sinceros agradecimentos. Independente das funções que venha a exercer, quer no serviço público, ou na iniciativa privada, a presença de V.S. no grupo de conselheiros da ABRALEITE, sempre será fator de honra para a instituição."

 

Fonte: AGROemDIA

  • Importância da manutenção preventiva em sistemas de ordenha

    Jeferson Luiz Piccoli

    Especialista em Sistemas de Ordenha

    Importância da manutenção preventiva em sistemas de ordenha

  • La Vaque dé Jèrri traduz o amor e o orgulho da Ilha pela raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    La Vaque dé Jèrri traduz o amor e o orgulho da Ilha pela raça Jersey

  • SHELLY: a primeira vaca Jersey a ultrapassar as 400 mil libras de leite

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SHELLY: a primeira vaca Jersey a ultrapassar as 400 mil libras de leite

Proluv
Top