Embrapa: Mercado de Leite e Derivados

Embrapa: Mercado de Leite e Derivados

14 de maio, 2025

Preços desaceleram no mercado de leite

Os preços de leite e derivados apresentaram queda no mês de abril, com destaque para o queijo muçarela. O recuo nas cotações ocorre em plena entressafra, mostrando que a demanda tem se mostrado mais fraca. Além disso, as importações de abril vieram menores. Portanto, tal desvalorização está mais atrelada ao enfraquecimento da demanda, devido ao aumento da taxa de juros, maior endividamento das famílias, mercado de trabalho perdendo dinamismo e inflação elevada, com destaque para o leite e derivados com alta de 10% no acumulado em 12 meses.

Conseleite sugere pequena queda no preço do leite ao produtor

As sinalizações dos Conseleites para o pagamento do leite entregue em abril foram de uma relativa estabilização, com exceção do Paraná que sinalizou uma queda mais acentuada. Apesar das variações negativas nos estados de Minas Gerais e Santa Catarina e da expectativa de aumento no Rio Grande do Sul, todas essas apresentaram pouca variação em relação ao mês anterior. Dessa forma, o indicador de referência sugere certa estabilidade na maioria dos casos.

Milho e Soja têm queda nos preços. Boi e bezerro apresentaram leve alta

Com a apreciação do câmbio na segunda quinzena de abril, os preços de milho e soja apresentaram queda. O clima favorável e expectativa de boa safra de inverno de milho induziram a queda. O farelo de soja apresentou uma alta na primeira semana, porém seguiu recuando no decorrer do mês, sendo influenciado pelo bom abastecimento interno da oleaginosa. Já no mercado de boi gordo, houve relativa estabilidade nos preços. Para a reposição, o bezerro se valorizou paulatinamente ao longo do mês.

 

Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top