Embrapa Sudeste usa homeopatia para redução de medicamentos no rebanho leiteiro

Embrapa Sudeste usa homeopatia para redução de medicamentos no rebanho leiteiro

13 de abril, 2020

Segundo o Portal DBO, tratamentos alternativos - como homeopatia e fitoterápicos - e boas práticas em sistemas de produção animal podem contribuir na redução do uso de antibióticos e antiparasitários em bovinos. A utilização inadequada ou indiscriminada desses medicamentos pelo produtor rural aumenta as chances de surgimento e propagação de bactérias e parasitas resistentes.

Desta forma, a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos - SP) está usando a homeopatia para prevenção de algumas doenças comuns em seu sistema de produção de leite. De acordo com a pesquisadora Teresa Alves, produtos homeopáticos são misturados à ração para diminuir problemas como diarreia em bezerros, carrapatos nos animais e debilidade imunológica dos mesmos. Além disso, para prevenir a retenção de placenta, é usado um produto aerosol direto na vulva das vacas logo após a parição.

No caso da diarreia, as primeiras semanas de vida do animal são as mais críticas, porque bezerros recém nascidos tem baixa imunidade. A atenção do produtor de leite no bezerreiro vai se refletir em melhor desenvolvimento produtivo e reprodutivo do rebanho. Quanto aos carrapatos, todo o rebanho recebe a homeopatia. “Começamos um plano estratégico com uso de tratamento químico. Agora, a ideia é fazer a transição e manter apenas com a homeopatia”, conta.

Em relação ao fortalecimento imunológico, os animais que passam por alguma intervenção terapêutica recebem homeopatia. Teresa explica que, neste caso, a homeopatia age como um complexo vitamínico melhorando a imunidade. Além da prevenção de doenças, o custo de tratamentos homeopáticos é relativamente baixo. A ideia, segundo Teresa, é que a homeopatia melhore a saúde animal e reduza o uso de antibióticos, diminuindo os riscos da resistência e contaminação ambiental.

 

Fonte: Portal DBO

  • Os cuidados com a anotação de dados e os impactos na avaliação genética

    Victor Breno Pedrosa

    Zootecnista, Prof. Dr. de Melhoramento Animal e Estatística

    Os cuidados com a anotação de dados e os impactos na avaliação genética

  • A importância do uso da “Ração Total Misturada” (TMR)

    João Ricardo Alves Pereira

    Zootecnista, Doutor em Nutrição Animal e Pastagens

    A importância do uso da “Ração Total Misturada” (TMR)

  • JUBILEE: recordista mundial de produção de leite na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    JUBILEE: recordista mundial de produção de leite na raça Jersey

Proluv
Top