Embrapa traz análise de conteúdos sobre lácteos no YouTube

Embrapa traz análise de conteúdos sobre lácteos no YouTube

23 de outubro, 2024

Insights do YouTube sobre leite e derivados

O Observatório do Consumidor (OC) da Embrapa traz novidades, com uma nova ferramenta de monitoramento sendo incorporada. Agora, além do X (antigo Twitter), a Embrapa incorporou o YouTube em suas análises.

O YouTube é a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, permitindo que usuários publiquem, assistam e comentem sobre conteúdos diversos, que variam desde entretenimento até educação. No Brasil, o YouTube é a segunda rede social mais acessada, atrás apenas do WhatsApp.

A inclusão do YouTube na rede de monitoramento do OC representa um avanço significativo no estudo de tendências de consumo de lácteos por meio das redes sociais. Com a chegada dessa nova fonte de dados, o OC enriquece ainda mais o panorama sobre o comportamento dos consumidores. Assim, nesta edição serão apresentados alguns dos dados analisados do conteúdo postado e comentado sobre leite e derivados no YouTube.

Interesse por lácteos no YouTube

De 2007 até outubro de 2024, foram publicados um total de 39.155 vídeos com conteúdo versando sobre leite e derivados no YouTube. O creme de leite foi o produto lácteo mais mencionado nos vídeos, aparecendo em 13% das postagens. Logo em seguida, destacam-se a manteiga, o queijo, o leite e o sorvete. A maioria dos vídeos aborda receitas culinárias, onde esses produtos desempenham papéis fundamentais em diversos pratos. Esses lácteos são ingredientes-chave em uma ampla variedade de preparações, desde sobremesas até pratos salgados, o que justifica sua frequência nas menções.

Embora importante, essa estatística da quantidade de vídeos publicados na rede social mostra os temas que os influencers acreditam que sejam interessantes para o seu público.

Para medir o interesse do público sobre um tema no YouTube são usadas as métricas visualizações, curtidas e comentários. Visualizações indicam o alcance e a atratividade inicial de um conteúdo, indicando a relevância de determinado tema para o público. As curtidas refletem a aprovação do conteúdo e a afinidade dos usuários com o tópico. Já os comentários permitem uma análise mais profunda, mostrando como o tema gera discussões na rede social. Essas métricas combinadas ajudam a entender como os consumidores percebem e interagem com diferentes produtos e temas.

No quesito visualizações, os vídeos mencionando leite condensado e sorvete se destacam com mais de 2,5 bilhões de visualizações, cada um. Isso dá uma média de 730 mil visualizações para cada vídeo sobre leite condensado e 613 mil visualizações por vídeo mencionando o sorvete. Esses números demonstram o interesse dos brasileiros sobre esses produtos e indicam que os consumidores estão não apenas consumindo, mas também criando e engajando com conteúdos relacionados a esses produtos em larga escala. Isso sugere uma oportunidade significativa para as marcas explorarem a presença digital desses itens, especialmente em receitas e conteúdos criativos.

No entanto, quando se considera as curtidas dos vídeos, o leite condensado cai cinco posições neste ranking e o sorvete se sobressai com mais de 122 milhões de curtidas. Isso é quase duas vezes mais que o segundo colocado neste ranking: a manteiga.

Em termos relativos, são aproximadamente 30 mil curtidas por vídeo que mencione o sorvete. Já para a manteiga, esse número cai para cerca de 15 mil. Apesar da métrica de curtidas se referir ao vídeo em si, e não ao produto lácteo mencionado, pode-se inferir que as pessoas apreciaram o conteúdo apresentado, o qual engloba também os produtos mencionados.

Por fim, a métrica comentários confirma o interesse dos brasileiros pelo sorvete, visto que, novamente, esse produto ficou em primeiro lugar nesse ranking. Com média de 314 comentários por vídeo, o sorvete foi o produto mais mencionado nos comentários de vídeos no YouTube. Em segundo lugar, ficou o leite, com 1,2 milhão de comentários e média de 299 comentários por vídeo.

Análise de sentimentos

Para avaliar se os comentários apresentados tinham teor positivo, negativo ou neutro, foi realizada a análise de sentimentos. Os resultados indicaram predominância de feedback positivo nos comentários.

Produtos como doce de leite e leite lideram com as maiores proporções de sentimentos positivos, 62% e 61%, respectivamente. Isso indica uma alta aceitação e satisfação dos consumidores com esses itens, que são frequentemente usados em receitas e apreciados por seu sabor e versatilidade. O leite condensado também segue essa tendência, com 60% de avaliações positivas. Por outro lado, o creme de leite merece destaque por ter apresentado o menor teor de comentários negativos.

O elevado número de visualizações, além das altas taxas de curtidas e comentários para a maioria dos produtos lácteos analisados, reflete o interesse dos usuários em discutir e interagir com esses conteúdos. Esse comportamento reforça a tendência de que os consumidores de lácteos buscam cada vez mais informações e entendimento sobre a versatilidade dos produtos em suas rotinas alimentares, seja em receitas caseiras ou dicas culinárias.

A análise de curtidas e comentários por vídeo evidencia que certos produtos lácteos, como sorvete e leite condensado, geram mais engajamento, tanto em termos de curtidas quanto de interações nos comentários, o que sugere um interesse maior dos usuários por esses produtos. Produtos mais tradicionais como leite, queijo e iogurte também mantêm altos níveis de engajamento, mas de forma mais moderada. Assim, a presença digital desses produtos no YouTube reflete tendências de consumo e revela oportunidades para as marcas focarem suas estratégias em conteúdos que promovam interação e conexão emocional com o público.


 

Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)

  • Vierra Dairy Farm: um meteoro que caiu na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Vierra Dairy Farm: um meteoro que caiu na raça Jersey

  • BERRETTA: Um touro que mudou a raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    BERRETTA: Um touro que mudou a raça Jersey

  • O incrível rebanho dos recordes que revolucionou a produção leiteira da raça Jersey no mundo

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    O incrível rebanho dos recordes que revolucionou a produção leiteira da raça Jersey no mundo

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top