Estimativas do CEPEA apontam aumento nos preços do leite
23 de janeiro, 2019
De acordo com Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, a expectativa é de que já em fevereiro as cotações do leite possam mostrar alguma recuperação. Isto se deve, basicamente, ao aumento da competição entre empresas para assegurar a matéria-prima, aliado a uma oferta relativamente estável.
Mesmo que, de uma maneira geral, o ano de 2018 tenha refletido uma valorização do leite ao produtor, os custos de produção subiram justamente nos meses em que a receita da atividade recuou, causando uma certa apreensão no mercado. Assim, a expectativa é de que os preços fiquem acima dos patamares observados no início de 2018, mas abaixo dos negociados no começo de 2017.
De acordo com o Cepea, para a temporada 2018/2019, é esperado um aumento na oferta de milho no Brasil e no mundo. De modo que, em 2019, este cenário com maior disponibilidade de grãos deve estimular a produção de leite.
No Brasil, a elevação deve ocorrer devido ao aumento nos patamares de preços do cereal nos últimos meses e a melhoria na sua janela de plantio, uma vez que a soja (na primeira safra) foi cultivada dentro dos prazos normais. Isto favorece o plantio da segunda safra de milho.