Expositor novato conquista dois títulos no Concurso Leiteiro da raça holandês

Expositor novato conquista dois títulos no Concurso Leiteiro da raça holandês

30 de agosto, 2019

Novato como expositor na Expointer, o produtor de leite Fabrício Zatt, do município de Colorado, conquistou dois títulos no Concurso Leiteiro da raça holandês. A divulgação foi feita nesta terça-feira, na pista do gado leiteiro, com o tradicional banho de leite.

A vaca adulta Cotribá Zatt 75 Brawser (box 1757), de sete anos, venceu com a marca de 80,11 quilos de leite (soma de três ordenhas). Na categoria jovem, se destacou a vaca Cotribá Zatt 34 Windsor (box 1720), de três anos, com a soma de 73,18 quilos. Segundo o produtor, o resultado se deve aos investimentos em melhoramento genético e a parceria estabelecida com a cooperativa Cotribá que ajudou a preparar os animais, estabelecendo uma dieta adequada e uma estratégia para proporcionar bem-estar às fêmeas durante a feira.

Na atividade leiteira há 30 anos, Zatt explicou que nunca havia participado da Expointer por conta das dificuldades financeiras enfrentadas pelo setor. “O custo é alto para estar aqui e o preço do nosso produto oscila muito. É complicado”, comenta o produtor, que possui 150 animais na propriedade, com uma média de 30 litros de leite por vaca ao dia.

O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, avaliou que a produção de leite apresentada pelas 13 vacas participantes do concurso foi “digna da raça”. “O concurso segue um código de ética severo, visando bem-estar animal e abolindo o uso de estimulantes artificiais”, destaca. “Se o animal for bem alimentado, se houver bem-estar animal, o gado holandês responde extremamente bem, é uma usina de leite”. Nesta Expointer, a raça holandês conta com 37 expositores.

 

Fonte: Jornal Correio do Povo - Por Cintia Marchi

https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/rural/expointer/expositor-novato-conquista-dois-t%C3%ADtulos-no-concurso-leiteiro-da-ra%C3%A7a-holand%C3%AAs-1.361669

  • HIBRITE: a vaca Jersey que mais produziu leite no mundo

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    HIBRITE: a vaca Jersey que mais produziu leite no mundo

  • Os cuidados com a anotação de dados e os impactos na avaliação genética

    Victor Breno Pedrosa

    Zootecnista, Prof. Dr. de Melhoramento Animal e Estatística

    Os cuidados com a anotação de dados e os impactos na avaliação genética

  • A importância do uso da “Ração Total Misturada” (TMR)

    João Ricardo Alves Pereira

    Zootecnista, Doutor em Nutrição Animal e Pastagens

    A importância do uso da “Ração Total Misturada” (TMR)

Proluv
Top