Faesc aprova medidas do Governo de Santa Catarina em apoio aos produtores de leite

Faesc aprova medidas do Governo de Santa Catarina em apoio aos produtores de leite

23 de abril, 2024

Sempre atenta às questões que envolvem a cadeia produtiva do leite, em especial com os desafios impostos aos produtores de leite catarinenses, a Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC) aplaude as medidas adotadas pelo Governo do Estado por meio do Programa Leite Bom SC, lançado na última semana. O decreto, os financiamentos aos produtores e os incentivos fiscais para a indústria leiteira visam beneficiar direta ou indiretamente os 22,2 mil produtores catarinenses e garantem R$ 300 milhões em apoio ao setor nos próximos três anos.

Para o vice-presidente executivo da FAESC, Clemerson José Argenton Pedrozo, o programa lançado é um grande auxílio às urgentes demandas da cadeia produtiva de leite do estado. “A forte presença de leite importado no mercado brasileiro provocou queda geral de preços, anulando a rentabilidade dos criadores de gado leiteiro. Com a suspensão da concessão de incentivos fiscais para a importação de leite e derivados, inibe-se a concorrência desleal que tanto prejudica nosso produtor rural”. 

As novas medidas de financiamento também são citadas por Clemerson Pedrozo como grandes aliadas ao setor. Por meio dos programas Pronampe Leite SC e Financia SC poderão ser disponibilizados até R$ 150 milhões para subsidiar juros de empréstimos bancários e conceder financiamentos sem juros. “Essa iniciativa é essencial para garantir investimentos no sistema produtivo”, evidencia.

Ainda dentro do novo programa do governo do estado, os incentivos que serão repassados às agroindústrias catarinenses visam propiciar a estas patamares tributários similares aos benefícios concedidos por estados vizinhos (Paraná e Rio Grande do Sul). “Sempre defendemos que fosse concedido aos produtores de leite catarinenses e sua cadeia produtiva as mesmas condições dadas aos demais Estados. Não pedimos nada a mais, somente condições justas para o produtor rural catarinense”.

Clemerson valoriza a decisão do governo do estado e enaltece a atuação do governador Jorginho Mello, bem como do secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, e do secretário da Agricultura Valdir Colatto que foram sensíveis aos pleitos das entidades representativas do agronegócio catarinense para providenciar medidas cruciais e urgentes em favor de um setor prejudicado de forma extrema nos últimos tempos. O vice-presidente executivo ainda reforça que a FAESC se manterá atenta às demandas do produtor rural e continuará atuando firmemente em defesa e visando o progresso da cadeia produtiva do leite catarinense. 

 

Fonte: FAESC

MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin – MTE SC 00085-JP
Rua Nilópolis, 251 D - Bairro Universitário - 89814-510 - Chapecó/SC

 

  • EUA: Sete características comuns dos rebanhos de alta produção

    EUA: Sete características comuns dos rebanhos de alta produção

    O banco de dados  denominado C.O.W.S. classifica os rebanhos tanto pela produção de leite quanto pela combinação de gordura e proteína por vaca.

  • ExpoFrísia 2024 apresentou Genética, Tecnologia e Inovações

    ExpoFrísia 2024 apresentou Genética, Tecnologia e Inovações

    A 17ª edição da ExpoFrísia foi uma celebração única para setor agropecuário brasileiro. A feira reuniu especialistas, produtores e empresas do setor, e se tornou um verdadeiro ponto de encontro para o que há de melhor em genética, conteúdo e tecnologia. Com palestras técnicas, exposição de animais e equipamentos, além de atividades como o Clube de Bezerras e o concurso de silagem, a ExpoFrísia ofereceu uma programação extensa ao longo de seus três dias, culminando na premiação dos produtores ‘De

  • Marcado do leite e derivados em abril

    Marcado do leite e derivados em abril

    As cotações de leite e derivados no mercado brasileiro vêm reagindo, mas o cenário de menor competitividade em preço e queda de braço com as importações permanece.

  • Oportunidades para o gado Jersey no mercado de corte (beef-on-dairy)

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Oportunidades para o gado Jersey no mercado de corte (beef-on-dairy)

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top