Fatores influenciadores no mercado de leite brasileiro

Fatores influenciadores no mercado de leite brasileiro

21 de outubro, 2022

A maior parte da produção de leite brasileira ocorre com os animais em sistema a pasto. Então, a produção leiteira é dependente da qualidade das forragens, que – por sua vez – necessitam de boas condições climáticas para o desenvolvimento ideal.

O Brasil é um país tropical, o verão é mais chuvoso e o inverno é mais seco. Logo, na época das águas há maior disponibilidade de pasto de boa qualidade e – na seca – há uma diminuição na quantidade de alimento, fato denominado de estacionalidade de produção. Há maior produção de leite nas águas, aumentando a oferta da matéria-prima (leite cru), já o oposto acontece nas secas. Esta sazonalidade de chuvas gera uma oscilação no volume de leite captado pelos laticínios.

A relação de oferta e demanda é clara e se aplica ao mercado leiteiro: quando a oferta do produto aumenta, seus preços diminuem. Veja, na figura 1, a relação entre o volume mensal médio de chuvas no Brasil (normal climatológica) e o preço do leite pago ao produtor (média ponderada Brasil mensal deflacionada pelo IGP-DI, de 2003 a 2022).

Note que o período das águas no Brasil ocorre de novembro a abril e, neste mesmo período, o preço pago ao produtor é menor, quando comparado aos pagamentos durante o período seco (de maio a setembro).

Além da estacionalidade de produção de forragem, existe uma relação entre preço pago ao produtor, leite spot e importação de produtos lácteos; ou seja, estes fatores devem ser analisados para se entender o mercado.

Mercado internacional

Historicamente, o Brasil importa mais leite do que exporta. A entrada do leite estrangeiro no mercado interno influência na oferta e, consequentemente, no preço da matéria-prima e seus derivados.

A maior parte do leite importado é através da sua forma em pó, assim suas características físico-químicas mantêm a qualidade e durabilidade do produto.

O custo e o volume importado de leite em pó apresentam influência no preço do leite no mercado interno.

Mercado spot

O leite spot é aquele comercializado entre as indústrias. A comercialização e o preço deste produto oscilam dependendo da demanda. Portanto, essa relação pode ser considerada um bom indicador para avaliar a demanda de leite no mercado interno.

O preço do leite spot aumenta quando a demanda está mais elevada e o contrário também é verdadeiro. Logo, o preço do spot também é um indicativo interessante daquele pago ao produtor.

CORRELAÇÃO ENTRE OS FATORES

A correlação é um método estatístico para expressar um relacionamento entre variáveis. Ela é expressa por um valor que oscila entre -1 e +1.

Quando próximo a zero, as variáveis não apresentam um relacionamento claro entre si. Já, quando próximas de um (positivo ou negativo), apresentam uma forte relação. Se positivo, o comportamento é semelhante, mas em caso negativo – é inverso.

Ao correlacionar a variação do custo por tonelada importada de leite em pó pela variação do preço do leite spot é obtido um valor de 0,91, indicando uma tendência positiva entre os valores; ou seja, essas referências possuem alta correlação entre si.

A regressão permite interpretar essa relação de um modo mais assertivo que a correlação. Desta forma, a figura 2 explicita a relação do fator importado pelo preço do leite spot.

A figura 2, mostra a variação entre o preço do leite spot e a variação do custo por tonelada de leite em pó importado. É possível observar uma tendência de que quando a variação de um aumenta a outra também recebe um incremento.

Pela regressão, é possível pressupor o preço do leite spot através do custo por tonelada importada de leite em pó. É evidente que esse indicativo se trata de uma projeção e, portanto, está sujeito a alterações. Porém, ele ilustra, com certa clareza, o comportamento do mercado no mês vigente.

Analisando a variação do leite pago ao produtor em relação à variação do custo por tonelada de leite em pó importado, há uma relação de 0,95. Paralelamente, temos uma relação ainda maior (de 0,98), quando comparamos a variação do leite pago ao produtor em relação a variação do leite spot.

Há uma tendência de que estes preços de mercado tenham um comportamento semelhante, podendo assim serem utilizados como indicadores, para conjecturar preços futuros.

O comportamento dessas duas novas análises difere da figura 2.

Nas figura 3 e 4 há uma relação de linearidade. Logo é possível que sejam interpretadas por uma equação de reta. Então, ao saber a variação de uma das variáveis é possível projetar a restante.

Um comportamento interessante, observado na figura 4, é que a variação do preço pago ao produtor não acompanha a variação do preço spot, desta forma o incremento ou decréscimo do preço do leite spot será refletido no produtor, mas não com a mesma intensidade.

Levando-se em conta o preço do leite spot (referência: setembro/22) como variável, o leite pago ao produtor em setembro, referente à captação de agosto, será, em média, R$2,20.

Logo, se espera uma queda de 21,15% em relação ao preço pago ao produtor quando comparado ao mês de agosto.

O mercado de leite tem uma série de fatores que influenciam seu preço. As figuras mostram como os fatores se relacionam, como pluviosidade, custo por tonelada importado de leite em pó e preços ao produtor e spot.

Desta forma é evidente a importância de se conhecer esses fatores para se compreender o preço pago ao produtor no litro de leite. A avaliação dos dados é uma importante ferramenta para predizer os pagamentos, visto que leva em conta a oferta e a demanda.

 

Fonte: Carta do Leite / Scot Consultoria

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top