Fazendeiros russos testam Realidade Virtual em vacas

Fazendeiros russos testam Realidade Virtual em vacas

16 de dezembro, 2019

Fazendeiros da cidade de Krasnogorsk, região próxima a Moscou, na Rússia, produziram um teste em que foram colocados óculos de realidade virtual nas vacas. Pelo equipamento, os animais assistiam a grandes pastos verdes de verão, muito diferentes das fazendas em que habitam. O objetivo é melhorar a qualidade do leite produzido pelo rebanho, já que, de acordo com pesquisadores, o estado emocional dos animais tem um papel fundamental no processo de produção. 

O experimento foi realizado com a ajuda de desenvolvedores e veterinários, que usaram estudos sobre a forma como o gado enxerga para criar um software que reproduzisse um grande campo verde, ressaltando as cores absorvidas pela visão dos animais. Os óculos também foram adaptados levando em consideração a estrutura da cabeça das vacas.

Entre as raças que participaram da pesquisa, está o Holstein-Frísia, conhecido como Gado Holandês. Em um primeiro momento, o teste teria reduzido a ansiedade das vacas e aumentado o humor emocional do rebanho. Segundo os pesquisadores, caso o experimento apresente mais resultados positivos, há planos para um estudo mais profundo sobre a experiência, ainda utilizando a realidade virtual. 

Para a realização do estudo, foram levadas em consideração entrevistas com especialistas da Universidade Wageningen, na Holanda, e da Rural College, na Escócia, que afirmaram que o bem-estar do gado leiteiro tem um impacto significativo na quantidade e na qualidade do leite produzido.

A tecnologia desenvolvida a partir dos estudos poderá ser usada, no futuro, em fazendas onde não há pastos verdejantes disponíveis ou onde técnicas de relaxamento já existentes, como a reprodução de músicas clássicas, por exemplo, não são eficazes. 

Com informações do Ministério da Agricultura e Alimentação da Região de Moscou e The Moscow Times

Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/12/fazendeiros-russos-testam-realidade-virtual-em-vacas-entenda-o-caso.ghtml

 

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top