Fonterra aumentou sua previsão para o preço do leite em 2019

Fonterra aumentou sua previsão para o preço do leite em 2019

12 de março, 2019

John Monaghan - presidente da Fonterra, a gigante cooperativa neozelandesa do setor de lácteos - afirmou que a previsão de melhora reflete os aumentos nos preços globais do leite no último trimestre. 

“Desde a nossa última atualização do preço do leite em dezembro, a demanda global se fortaleceu. Isto foi impulsionado predominantemente pela demanda mais forte da Ásia, incluindo a Grande China. Os estoques de leite em pó desnatado (SMP) da União Europeia (UE) também já foram reduzidos para a temporada e, como resultado, esperamos que a procura pelo SMP seja forte".

"A oferta global permanece acima dos níveis da última temporada, mas o crescimento desacelerou devido a condições climáticas desafiadoras em algumas das maiores regiões produtoras de leite do mundo". Ele afirma que a produção de leite da Austrália, em particular, deve cair de 5 a 7% e o crescimento na UE diminuiu, com previsão para ser menos de 1% acima do ano passado.

“Aqui na Nova Zelândia, devido ao tempo quente e seco desde o início do ano, revisamos as previsões de coleta de leite da cooperatica de 1.550 milhões de kg de sólidos para 1.530 milhões de kg de sólidos". Isto representa um aumento de 2% em relação ano passado.

Para o presidente, existem impactos positivo nesse quadro de oferta e demanda. O número de licitantes e - mais importante - os preços dos produtos de referência que compõem o preço do leite aumentaram nos últimos seis leilões do GDT*.

A Fonterra está informando aos produtores e investidores que sua faixa de receita prevista foi reduzida para 15-25 centavos por ação e que não pagará dividendos intermediários. A decisão sobre qualquer dividendo anual só pode ser feita no final do ano financeiro e dependerá dos resultados anuais e do balanço patrimonial da cooperativa.

O Sr. Monaghan diz que, embora o preço do leite seja forte, o desempenho dos ganhos da cooperativa não é satisfatório e ela precisa dar um retorno adequado aos investimentos dos produtores e investidores. Segundo ele, o Conselho da Fonterra está fazendo progresso com uma revisão completa da estratégia da cooperativa.

O CEO Miles Hurrell diz que o desempenho subjacente dos negócios da empresa não estão onde deviam estar. Para ele, os principais pontos de pressão sobre os ganhos da Fonterra são os desafios nas suas operações na Autrália e na Ásia. 

“Nós também sentimos o impacto das difíceis condições de negociação na América Latina, principalmente devido a situações geopolíticas em alguns países". Ele afirma ainda que o aumento no preço do leite também pressionou as margens dos produtos da empresa e contribuiu significativamente para redução nos ganhos.

“Continuamos comprometidos com a disciplina financeira. Estamos fazendo um bom progresso em nossa revisão de portfólio e desinvestimentos de ativos, a fim de reduzir nossa dívida em US$ 800 milhões neste ano financeiro. Também estamos no caminho certo para atingir nossas metas de despesas de capital e despesas operacionais ”.

_________________________________________________________________________________________________

*A GDT (Global Dairy Trade) é uma grande plataforma de leilões de produtos lácteos no mercado internacional. A ferramenta começou a operar em 2008 e já se tornou o principal indicador mundial para cotações de lácteos.

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top