Girolando apoia Projeto de Lei para criação do fundo Pró-Leite

Girolando apoia Projeto de Lei para criação do fundo Pró-Leite

11 de junho, 2020

Maior estado produtor de leite, Minas Gerais pode contar em breve com o Fundo de Incentivo à Promoção do Consumo de Leite e Derivados (Pró-Leite). A proposta compõe o Projeto de Lei (PL) nº 1.558/2020, de autoria do deputado estadual Coronel Henrique (PSL), e está em tramitação na Assembleia Legislativa  de Minas Gerais, onde aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça.

Segundo o texto do PL, a criação do Fundo tem como objetivo captar recursos financeiros para promover o consumo de leite e derivados no Estado de Minas Gerais.

Odilon de Rezende Barbosa Filho, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, apoia a criação do Fundo e acredita ser um passo importante para a pecuária leiteira. “Nada mais justo que o maior estado produtor de leite tenha ações para incentivar o consumo e os benefícios do leite para a saúde. Além de ser um alimento extremamente nobre, o leite tem uma função social de grande relevância. A pecuária leiteira é o segmento do agro que mais emprega e mantém o homem no campo".

De acordo com o deputado Coronel Henrique, que também é presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, os recursos para o Fundo seriam obtidos de diversas formas, tais como:

- Contribuição paritária entre produtores e indústria, no valor de R$ 0,001 (um décimo de centavo de real) por litro de leite comercializado; de recursos orçamentários da União, do Estado e dos Municípios a ele destinados;

- Contribuições e doações de pessoas físicas ou jurídicas;

- Contribuições de entidades e organismos de cooperação nacionais, estrangeiros ou internacionais;

- Receitas operacionais e patrimoniais de operações realizadas com recursos do Fundo; e

- Outros recursos que lhe vierem a ser destinados na forma da lei.

Segundo prevê o Projeto de Lei, a aplicação dos recursos do Pró-Leite será supervisionada por um conselho deliberativo, que contará com a participação paritária de representantes do governo, dos produtores e da indústria de laticínios.

A proposta é que o Pró-Leite utilize os recursos obtidos para apoiar o desenvolvimento de projetos e programas de divulgação de informações sobre a importância nutricional do consumo de leite e derivados. Também serão utilizados para apoiar a pesquisas para projetos que incentivem o consumo de leite e derivados e a divulgar e promover campanhas que incentivem o consumo de leite e derivados.

 

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

http://girolando.com.br/index.php?paginasSite/noticia,37,3481

  • Os cuidados com a anotação de dados e os impactos na avaliação genética

    Victor Breno Pedrosa

    Zootecnista, Prof. Dr. de Melhoramento Animal e Estatística

    Os cuidados com a anotação de dados e os impactos na avaliação genética

  • A importância do uso da “Ração Total Misturada” (TMR)

    João Ricardo Alves Pereira

    Zootecnista, Doutor em Nutrição Animal e Pastagens

    A importância do uso da “Ração Total Misturada” (TMR)

  • JUBILEE: recordista mundial de produção de leite na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    JUBILEE: recordista mundial de produção de leite na raça Jersey

Proluv
Top