Guerra na Ucrânia:  escassez de alimentos ameaça produtores de leite europeus

Guerra na Ucrânia: escassez de alimentos ameaça produtores de leite europeus

07 de abril, 2022

Os produtores de leite em todo o sul da Europa estão sentindo uma forte pressão, pois o conflito entre a Rússia e a Ucrânia está provocando uma crescente escassez de alimentos. Nas últimas semanas, a Ucrânia – que é um grande fornecedor global de alimentação animal – não tem conseguido exportar milho e trigo, dois dos principais ingredientes nas dietas das vacas de leite.

De acordo com a Agência Reuters, o setor agrícola da Itália está sentindo bastante os efeitos do conflito Rússia-Ucrânia. A Assalzoo, uma organização italiana de pecuaristas, alertou que centenas de animais leiteiros correm o risco de abate prematuro, pois os estoques de matérias-primas usadas para produzir alimentação podem durar apenas mais um mês.

Se as vacas leiteiras forem abatidas devido à falta de alimentos, segundo Michele Liverini (presidente interino da Assalzoo), levaria anos para normalizar a produção de leite novamente. 

“Se pararmos e tivermos que enviar vacas leiteiras para o abate, levará de sete a oito anos para reconstruir os plantéis para produzir leite novamente”, diz Liverini. “O problema é muito sério e tem que ser analisado por todos nós da cadeia. Do grande comércio varejista às fazendas, produtores de cereais e importadores...temos de ter um papel de responsabilidade neste momento.” Para ele, os agentes da cadeia precisam assegurar a produção de comida para a população em geral.

Pietro Fusco, executivo-chefe da Cirio Agricola – uma unidade de produção de leite localizada no sul da Itália – diz que a guerra na Europa exacerbou um momento que já era difícil.

“O conflito ucraniano-russo sucedeu um período já estressante para nós, após dois longos anos de pandemia, que sobrecarregavam a gestão dos negócios”, diz Fusco. “Atualmente temos problemas para a compra de alimentação para os animais. Acima de tudo, também há um problema com o transporte e, portanto, a impossibilidade de ter suprimentos a tempo, então é isso que estamos sofrendo e pagando muito hoje.”

Hungria, Sérvia e Moldávia também estão contribuindo para o dilema da escassez de alimentação animal, informa a Reuters. Esses países proibiram as exportações enquanto trabalham para proteger suas próprias produções agrícolas.

Na Espanha, os suprimentos de alimentos para os animais também se esgotaram. O país era anteriormente um grande comprador de milho ucraniano, mas foi cortado logo após a invasão russa.

Agustin de Prada, supervisor da associação de pecuaristas da Espanha, Asoprovac, em Castela e Leão, afirma que o aumento dos preços foi brutal e levanta questões sobre a viabilidade das fazendas.

 

Foto da capa: Farm Journal

Fonte: Dairy Herd Management

Escrito por: Taylor Leach

Traduzido e adaptado pela Equipe do Canal do Leite, disponível em: https://www.dairyherd.com/markets/feed-costs/war-ukraine-spurs-feed-shortages-threatens-european-dairy-farmers

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top