Guia orienta para produção de leite com qualidade

Guia orienta para produção de leite com qualidade

18 de setembro, 2019

O Sistema FAEP/SENAR-PR elaborou um guia com o objetivo de orientar os produtores de leite do Paraná a trabalharem em harmonia com as novas regras para produção e padrão de qualidade do leite cru, pasteurizado e tipo A, conforme as Instruções Normativas (INs) 76 e 77, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As normativas passaram a valer no final de maio deste ano, substituindo a IN 62.

Atento às necessidades dos pecuaristas paranaenses, que a cada dia produzem mais, colocando o Paraná entre os principais produtores de lácteos do país, a entidade elaborou o Guia das Instruções Normativas 76 e 77. O material explica detalhadamente como deve funcionar a indústria láctea, a propriedade leiteira, a sala de ordenha e alguns cuidados com o animal, no horizonte das novas normatizações. As novas regras envolvem produção, coleta, armazenamento, beneficiamento e transformação do leite cru refrigerado, por parte dos pecuaristas e das indústrias. Em forma de mapas tridimensionais, o guia traz os principais pontos que devem ser observados nos locais de produção.

Para divulgar esses materiais, o Sistema FAEP/SENAR-PR disponibilizou o Guia das Instruções Normativas 76 e 77 para download no site www.sistemafaep.org.br, na seção Serviços. Além disso, a entidade produziu 40 mil cópias impressas do material para ser distribuído aos produtores interessados, industrias e demais públicos de interesse.

As novas normativas do Mapa causaram impacto significativo na cadeia láctea brasileira. Para chegar ao seu formato final, as medidas foram amplamente debatidas pela sociedade. O Sistema FAEP/SENAR-PR, bem como a Aliança Láctea Sul Brasileira, contribuíram de sobremaneira nesta construção, inclusive com participação nas consultas públicas.

Em outra frente com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR, o Mapa realizou cinco workshops em diversas regiões do Paraná para orientar produtores e profissionais da cadeia de lácteos. Ainda, diversas entidades da cadeia produtiva láctea prepararam uma Carta Conjunta ao Setor Lácteo Paranaense, na qual se comprometem – cada uma dentro da sua esfera de atuação – a zelar pelo avanço do setor no cumprimento das novas normativas.

Leia mais notícias no Boletim Informativo.

Fonte: Sistema Faep - https://sistemafaep.org.br/guia-orienta-para-producao-de-leite-com-qualidade

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top