Holanda: Produtores rurais protestam contra regulações ambientais

Holanda: Produtores rurais protestam contra regulações ambientais

07 de julho, 2022

A foto do garotinho de braços cruzados, diante de seus tratores de brinquedo, tem tudo para se tornar uma imagem icônica dos protestos de agricultores, pecuaristas e pescadores holandeses nos últimos dias. Os produtores rurais se insurgiram contra as novas regras ambientais do governo holandês, que impõem severos cortes na emissão de óxido de nitrogênio e amônia nas fazendas do país.

As medidas de contenção, decididas pela Suprema Corte da Holanda, podem levar ao fechamento de 30% das fazendas do país, além de desorganizar toda cadeia produtiva e abrir as portas para o desabastecimento. Tudo isso para seguir as ordens da ONU, da Comunidade Europeia e da nefasta Agenda 2030.

"Sem fazendeiros, sem comida" diz um dos slogans do movimento. Os produtores holandeses afirmam que as novas regras comprometem o futuro do lucrativo setor agrícola do país, em que as 54 mil empresas rurais totalizaram 94,5 bilhões de euros em exportações somente em 2019.

A obrigação de reduzir em até 70% das emissões de nitrogênio e amônia significará a diminuição das cabeças de gado e pode levar até um terço dos fazendeiros holandeses à falência.

Nesta segunda-feira (04/07), os agricultores bloquearam centros de distribuição de supermercados em diversas partes do país. Em solidariedade aos fazendeiros, os pescadores holandeses bloquearam portos do país, impedindo a navegação de balsas nas Ilhas Wadden (norte do país). Algumas lideranças já falam na adesão de fazendeiros de outros países, como a Alemanha. Afinal, a Agenda 2030 vai prejudicar a agricultura europeia como um todo.

A polícia holandesa disse que interveria caso os manifestantes bloqueassem o acesso ao Aeroporto de Schiphol, o mais movimentado da Holanda.

Repete-se na Holanda aquilo que já havia acontecido nos protestos dos caminhoneiros canadenses: enquanto o governo tenta desqualificar os manifestantes, rotulando-os de “violentos”, a população tem mostrado simpatia aos agricultores.

Até o momento, não há registro de nenhum ato de violência. Os protestos são pacíficos, embora a mídia brasileira já tenha dito que os agricultores estão “armados” com tratores e caminhões.

 

Fonte: Brasil Sem Medo

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top